AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PARQUE DO GOGO DIA 9 DE MAIO

    | Cliques: 145
  • AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PARQUE DO GOGO DIA 9 DE MAIO

    Parabéns Vereador Tenente Freitas por solicitar a Câmara audiência pública  para discutir o Parque do Gogo, que abrange Morro Santana, Gogo, e Morro Santo Antônio em Passagem de Mariana. A reunião será dia nove de maio próxima segunda-feira, as 18:30 hs, depois da reunião dos vereadores.

    A área do parque do Gogo foi tombada como parque arqueológico pelo ex-prefeito Celso Cota através do decreto de 29 de fevereiro de 2008. Desde então a comunidade do Gogo, moradores de Passagem, o jornal O ESPETO e a membros da ACAM ( Associação Cultural de Caçadores de Assombração de Mariana) tem cobrado um plano de manejo que visa organizar o acesso ao parque, demarcar áreas para visitação, sinalizar os caminhos, e evitar que o parque se torne uma invação e ainda que garimpos clandestinos se instalem no local a procura de ouro. O maior tesouro é preservar a história e promover o turismo. 

    Espera-se com grande entusiasmo que desta audiência pública saiam determinações e sugestões para que se evitem acidentes com buracos de sari, como já aconteceu com a morte de uma criança no Gogo, e vários acidentes em Passagem, todos em 2015. De lá pra cá registrou-se apenas um acidente na área do parque com a rede de transmissão de energia que matou um menino do Rosário, a CEMIG e a Mina da Passagem alegaram na época que não eram responsáveis pela linha de energia, quem é então ?

    Outro problema do parque são as trilhas por motocross que estragam os caminhos e prejudicam a vegetação, parque arqueólogico não é lugar de corrida, nem de motocross. 

    Mais um fator é a entrada nas minas por pessoas curiosas que vão "explorar". Além de sujar as águas das pessoas que  tem seu abastecimento das minas, ainda existem três perigos: se perder, cair em um buraco dentro da mina,  ou desabamento. Ou seja; não vá ao parque do Gogo ( Passagem e Morro Santana) sem um guia. Por isso essa audiência proposta por Vereador Freitas é importante : para salvar vidas, para preservar a história, para preservar os vestígios do incio da colonização em Mariana, em Minas. 

    Nenhum interesse pode ser maior que o público. Toda propriedade primeiro tem sua função social, de importância histórica. Faz parte do sitios histórico do Gogo a Igreja Santana e seu cemitério, onde mais de 400 pessoas estão enterradas, uma sobre as outras, mas as cruzes foram retiraradas para voltar com a festa de Santana, que este ano voltará a ser celebrada nas antigas ruínas, segundo a vontade dos moradores. 

    E parabéns novamente para o Vereador Tenente Freitas, para o Vereador Fernando Sampaio Presidente da Câmara que acolheu este pedido para a realização da audiência pública , que Deus ilumine a todos participantes para que possamos ao mesmo tempo preservar a história, promover o turismo e salvar vidas, o que é mais importante; não permitir que crianças morram em acidentes no parque.