Barão de Cocais: Equipe da UFV apresenta proposta para Plano de Mobilidade Urbana

    | Cliques: 194
  • Barão de Cocais: Equipe da UFV apresenta proposta para Plano de Mobilidade Urbana

    A Câmara Municipal recebeu, na tarde de ontem (03), uma equipe de professores e estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que, reunindo-se com os vereadores, apresentou uma proposta para execução de um Plano de Mobilidade Urbana no município.

    Instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, o Plano deve contemplar aspectos como serviços de transporte público, circulação viária, infraestrutura, acessibilidade, entre outros.

    O Professor Taciano Oliveira da Silva, do Departamento de Engenharia Civil, foi o responsável por explicar e detalhar o Plano ao público presente. Ele ressaltou, logo de início, que o novo prazo para que todas as cidades acima de 20 mil habitantes realizem seu Plano de Mobilidade Urbana é abril de 2019.  Sem isso, os municípios ficam impedidos de contratar recursos federais para investir na área.

    Na apresentação, a equipe da UFV destrinchou a aplicação do Plano em 15 etapas, passando pela fase de mobilização, identificação e análise prévia, pesquisas e levantamentos, até os diversos momentos de consulta pública. Desse modo, as audiências com a população se tornam parte constante da formulação do Plano.

    Presentes na ocasião, o presidente da Câmara, Leonei Pires, e os vereadores João Batista Pereira, Lúcio Bonifácio Pastor e Sebastião Eustáquio dos Santos, elogiaram a abordagem da proposta, reforçando, no entanto, a necessidade de se levar em consideração as características próprias da cidade, como os fatores históricos e a ausência de planejamento no decorrer de seu crescimento urbano.

    Os parlamentares também se dispuseram a unir esforços para que, juntos ao Poder Executivo, possam buscar a viabilização de recursos e eventual execução do Plano de Mobilidade Urbana no município de Barão de Cocais.

Imagens relacionadas