CENTENÁRIO DE ALPHONSUS DE GUIMARAENS FILHO É COMEMORADO COM PALESTRA NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS, NO DIA 19/10

    | Cliques: 95
  • CENTENÁRIO DE ALPHONSUS DE GUIMARAENS FILHO É COMEMORADO COM PALESTRA NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS, NO DIA 19/10

    CONFERÊNCIA SERÁ APRESENTADA PELO ESCRITOR LUCAS GUIMARAENS,

    SOBRINHO-NETO DO POETA, COM RECORTES DE SUA VIDA E OBRA

     

    A Academia Mineira de Letras recebe, no dia 19 de outubro, às 19h30, a palestra “Alphonsus de Guimaraens Filho – O centenário de um poeta”. A conferência será ministrada pelo sobrinho-neto do poeta, o escritor Lucas Guimaraens, superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais.

    O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

    Filho do poeta ouro-pretano Alphonsus de Guimaraens e sobrinho-neto do romancista Bernardo Guimarães, o poeta e jornalista Alphonsus de Guimaraes Filho nasceu em Mariana (MG), em 1918. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na UFMG, em 1940, ano em que também publicou seu primeiro livro de poemas, “Lume de estrelas”, pelo qual recebeu o Prêmio de Literatura da Fundação Graça Aranha e o Prêmio Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras. Outras obras também premiadas são: “O irmão” (1950), “O mito e o criador” (1954), “Antologia Poética” (1963), “Absurda Fábula” (1973) e “Nó” (1984).

    Enquadrada na terceira geração do modernismo, a poesia de Alphonsus de Guimaraens Filho se destaca pelo lirismo místico-religioso. “O intuito desta conferência é apresentar recortes da vida e obra do autor, inserindo-o como poeta da terra e do céu, que abre espaço para o humano, demasiadamente humano”, antecipa Lucas Guimaraens.

     

    SOBRE O PALESTRANTE:

    Lucas Guimaraens é curador de festivais internacionais de literatura (como o Festival Internacional de Poesia de Istambul e a Bienal Internacional de Poetas de Paris/Val-de-Marne) e nacionais (como o Circuito das Letras 2016), com estudos doutorais em filosofia da cultura e filosofia política na França.  É embaixador da Paz pela Unesco/ONU e membro do conselho deliberativo da Cátedra Unesco de Filosofia da Cultura e das Instituições Culturais.

     

    SERVIÇO:

    Palestra “Alphonsus de Guimaraens Filho – O centenário de um poeta”, com Lucas Guimaraens

    Data: sexta, 19 de outubro

    Horário: 19h30

    Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, Belo Horizonte).

    Entrada gratuita

    Mais informações: academiamineiradeletras.org.br

     

    Instituto Unimed-BH

    Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais emwww.institutounimedbh.com.br.