h

    Dia do Advogado: tecnologia aumenta produtividade de trabalho no setor jurídico

    | Cliques: 238
  • Dia do Advogado: tecnologia aumenta produtividade de trabalho no setor jurídico

    Startups como o site Previdenciarista desenvolvem aplicativos e plataformas digitais para otimizar a gestão e produção de peças processuais

     

    No dia 11 de agosto é comemorado o dia nacional do advogado, que homenageia a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em São Paulo e Pernambuco. Embora as atividades jurídicas sejam fundamentais para a sociedade, este mercado pouco evoluiu até o início deste século e ficou conhecido como avesso a mudanças e inovações. Entretanto, a tecnologia veio para mudar este cenário. 

     

    Com o surgimento das legaltechs ou lawtechs - empresas que fornecem produtos e serviços tecnológicos para atender demandas e otimizar o tempo dos advogados, o setor jurídico começou a se inovar. Já são mais de 200 startups do setor no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), um deles é oPrevidenciarista- plataforma de conteúdo que auxilia a atualização do advogado previdenciário.

     

    Segundo o relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça, são cerca de 80 milhões de processos em tramitação no Brasil. Para Renan Oliveira, cofundador do Previdenciarista, tecnologia propõe tornar o trabalho do profissional do Direito mais prático e produtivo.

     

    “Softwares, aplicativos e plataformas como o Previdenciarista propõem auxiliar o trabalho de advogados, departamentos jurídicos e escritórios de advocacia para atender a altíssima demanda na Justiça brasileira. Agora estes profissionais podem automatizar a criação de petições, gerando petições pré preenchidas feitas a partir de documentos dos clientes, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS do INSS, além de gerir e automatizar processos internos do escritório para facilitar o trabalho em ações judiciais”, explica Renan.  

     

    Previdenciarista registrou mais de 9 milhões de visualizações em 2018

    Com cerca de 9 mil usuários, o Previdenciarista coloca à disposição dos assinantes uma ferramenta que calcula os benefícios previdenciários dos seus clientes a partir do envio do CNIS para a plataforma, indica a melhor aposentadoria e, dentro desse benefício, entrega as melhores petições pré preenchidas para o caso concreto.  Além disso, disponibiliza um cadastro dos clientes com procuração e contratos de honorários gerados automaticamente, ficha de atendimento e envio de documentos do cliente para a nuvem. 

     

    “O objetivo do Previdenciarista é utilizar a tecnologia para colocar à disposição do advogado conteúdos e ferramentas que otimizem o tempo gasto em tarefas rotineiras, como a redação de petições e elaboração de cálculos previdenciários com segurança.”, explica.  

     

    De acordo com Renan, os próprios tribunais estão migrando para o processo eletrônico e muitos já migraram completamente, alguns já caminham até para o uso de inteligência artificial, o que reforça o grau de importância da tecnologia no setor nos últimos anos.

     

    “Os profissionais do setor não podem ficar para trás nisso, pois correm o risco de ficarem obsoletos em suas atividades diárias. No dia 11 de agosto, vamos ressaltar a importância do trabalho do advogado, que vem se beneficiando cada vez mais com as inovações tecnológicas”, finaliza.

     

    Sobre o Previdenciarista

    OPrevidenciarista (https://previdenciarista.com/) é um site de consultoria especializado em Direito Previdenciário para advogados.  Com cerca de 9 mil usuários, o site coloca à disposição dos assinantes uma ferramenta que calcula os benefícios previdenciários dos seus clientes a partir do envio do CNIS para a plataforma, indica a melhor aposentadoria e, dentro desse benefício, entrega as melhores petições pré-preenchidas para o caso concreto. O Previdenciarista está no ar desde 2013 e foi desenvolvida a partir dos mais de 15 anos de experiência dos seus fundadores; Renan Oliveira e Átila Abella.  Em 2018 o site obteve mais de 2 milhões de visitas e cerca de 9 milhões de visualizações de páginas.

    Fonte: Henrique Rodrigues Agência NoAr  (11) 3170-3094 (11) 95190-9794