h

    Em Confins, Flash mob com Zé Pereira, de Ouro Preto, surpreende turistas

    | Cliques: 292
  • Em Confins, Flash mob com  Zé Pereira, de Ouro Preto, surpreende turistas

    Quem escolheu visitar Minas nesse carnaval e desembarcou no Aeroporto Internacional Tancredo Neves nesta segunda-feira (25/2) foi surpreendido com uma inusitada apresentação da agremiação folclórica reconhecida como ‘o mais antigo bloco carnavalesco em atividade do Brasil’.

    O Zé Pereira do Club dos Lacaios surgiu na antiga capital da Província de Minas Gerais, Ouro Preto, organizado pelos lacaios, empregados do Palácio do Governo, para concorrer com o grupo carnavalesco da nobreza, Os Machadinhos. E, desde 1867 até os dias de hoje, sustenta a tradição de percorrer as ruas da histórica cidade com homens vestidos de capeta, os chamados ‘cariás’, que riscam o chão de pedra, tirando faíscas com suas lanças, e correm atrás da criançada, seguidos por bonecos gigantes e seus percussionistas.

    No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o Zé Pereira, que completou 152 anos de existência, participou da gravação de um flash mob para divulgar a cultura mineira, e surpreendeu os viajantes que por ali passavam.

    Mas quem perdeu não precisa ficar triste, pois o Zé Pereira ainda é um dos pontos altos do carnaval ouro-pretano. Todos podem participar dos seus desfiles, nos dias 01, 02, 03 e 05 de março, sempre às 20 horas, pelas ruas da histórica cidade mineira.  O Zé Pereira do Club dos Lacaios sempre sai de sua sede, na ladeira de Santa Efigênia, no bairro Antônio Dias, em direção à Praça Tiradentes, passando pelo Largo do Marília, pelas ruas Bernardo Vasconcelos e Cláudio Manoel. Após desfilar na praça, principal cartão postal de Ouro Preto, ele retorna à sede pelo mesmo trajeto.

     

    Confira esta e muitas outras atrações do Carnaval Patrimônio de Ouro Preto, um dos mais famosos do país, no site da Prefeitura.

     

    Foto: Zé Pereira em apresentação surpresa no Aeroporto de Confins. Ane Souz/PMOP