Livro “Cor-Jésus: o construtor de vidas” é relançado após dez anos

    Obra da jornalista Greiza Tavares conta a
    história do Sr. Cor-Jésus Maciel, presidente do Grupo Nata

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Nesta quinta-feira, 14 de dezembro de 2023, na Biblioteca Municipal de Ouro Preto, aconteceu o relançamento do livro “Cor-Jésus: o construtor de vidas” após dez anos de estreia. A obra, de autoria da jornalista Greiza Tavares, é a biografia do Sr. Cor-Jésus Maciel, presidente do Núcleo de Apoio aos Toxicômanos e Alcoólatras de Ouro Preto (Nata), que há 34 anos funciona como casa de recuperação de ex-dependentes químicos.

    Além da autora e do biografado, a cerimônia de relançamento contou com a presença de importantes personalidades do município, incluindo o prefeito Angelo Oswaldo (PV), a vice Regina Braga (REPUBLICANOS) e a secretária municipal de Educação, Débora Etrusco e da jornalista Sabrina Pereira. Amigos e familiares de Greiza Tavares e do Sr. Cor-Jésus Maciel, também compareceram ao evento.

    O livro “Cor-Jésus: o construtor de vidas” foi lançado em novembro de 2013, sendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da jornalista Greiza Tavares. Ela conta que o relançamento não é apenas para atualizar a obra, mas principalmente, para apoiar e divulgar a história do Sr. Cor-Jésus Maciel e do Grupo Nata.

    A autora também relembra os desafios enfrentados na escrita de uma biografia e a motivação por trás do relançamento. “Há inúmeros desafios, principalmente porque é difícil para qualquer escritor, em qualquer gênero literário, condensar a vida de uma pessoa em um livro. É necessário abordar os acontecimentos adequadamente. No entanto, acredito que superei esses desafios e estou aqui hoje”, diz.

    O biografado, Sr. Cor-Jésus Maciel, compartilha sua gratidão após superar dificuldades com a bebida alcoólica: “Primeiro quero agradecer a Deus, tudo isso é graças a Ele. Se estou aqui hoje com 72 anos e com tanta saúde, foi porque uma mão poderosa, há 43 anos, me deu uma segunda vida.” Ele ressalta a importância do trabalho realizado pelo Grupo Nata, “é preciso ensinar a eles disciplina de vida, regras de vida, porque o vício tira tudo isso de nós”.

    O prefeito Angelo Oswaldo elogia a obra e a figura do Sr. Cor-Jésus Maciel: “Hoje temos um acontecimento em Ouro Preto. Uma das pessoas mais queridas, uma referência de Ouro Preto, é o Cor-Jésus. Ele tem sua história contada nesse livro pela Greiza, e ela soube muito bem captar, colher, registrar e deixar para nós todo esse testemunho”.

    O prefeito acredita que o exemplo do Sr. Cor-Jésus Maciel e o trabalho desenvolvido pelo Grupo Nata são um apoio para a sociedade ouro-pretana. “Em Ouro Preto temos uma mão estendida que é o Nata. É com essa cadeia de solidariedade que conseguimos avançar e Cor-Jésus é uma inspiração a todos aqueles derrotados pelas drogas, elas encontram nele essa mão estendida”, declara o prefeito.

    Em nome do povo de Ouro Preto, a vice-prefeita Regina Braga destaca a generosidade do Sr. Cor-Jésus Maciel e agradece pelo trabalho realizado com a população do município. Já a secretária municipal de Educação, Débora Etrusco, observa o valor educacional do livro de Greiza Tavares, e diz espera que o chegue às mãos de estudantes e professores.

    O livro “Cor-Jésus: o construtor de vidas” está disponível para venda na Livraria São José, em Ouro Preto, e no catálogo virtual da Amazon. Seguindo o objetivo do relançamento, a maioria dos recursos obtidos a partir das vendas serão destinados à manutenção do Grupo Nata.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui