Ouro Branco sedia reunião do Codap e evento de apresentação do Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores

    | Cliques: 189
  • Ouro Branco sedia reunião do Codap e evento de apresentação do Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores

    Dezenas de autoridades e representantes das cidades da região que compõe o Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) se reuniram na Fazenda de Carreiras na tarde de quinta-feira (3) e, na sequência, no terreno do Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores. Em pauta, a apresentação do Centro e ações já desenvolvidas pelas Prefeituras e pelo Codap na área de desenvolvimento.

    Participaram da reunião produtores rurais responsáveis pelo plantio em parte do terreno do Centro, o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos; vice-prefeito Dr. Celso Vaz; prefeito de Congonhas e presidente do Codap, José de Freitas Cordeiro, o Zélinho e o presidente da Associação de Agricultores Familiares de Ouro Branco, João Carlos Dias.

    Participaram também os parceiros do projeto como o supervisor de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fredson Ferreira Chaves; a representante da Gerdau – Usina Ouro Branco, Aline Oliveira; o presidente do Comitê Gestor do Geopark Quadrilátero Ferrífero e o INCT Acqua, Renato Ciminelli; o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Vitório Alves Freitas, a representante do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fernanda Barbosa, bem como secretários municipais, vereadores, moradores e lideranças comunitárias e representantes das prefeituras consorciadas ao Codap.

    Estudantes
    A diretora Carla e os estudantes do 5º e 8º anos da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, Cristais, participaram do evento expondo seus produtos e apresentando seu projeto na área do empreendedorismo na escola. Alunos, professores e demais funcionários produzem doces com frutas e vegetais cultivados na comunidade para angariar recursos que serão revertidos para a própria escola.

    Palestras

    Os participantes do evento acompanharam as palestras do secretário executivo do Codap, Rodolfo Gonzaga, que falou sobre a história de criação do Centro e a palestra do extensionista local da Emater Ouro Branco, Paulo Marcelino da Silva que apresentou detalhes técnicos sobre o empreendimento. Também colaboraram com informações técnicas durante o evento o supervisor de transferência de tecnologia da Embrapa, Fredson Ferreira Chaves e o presidente do Comitê Gestor do Geopark Quadrilátero Ferrífero e o INCT Acqua, Renato Ciminell.

    Homenagens

    Ao final do evento foram entregues troféus em homenagem e agradecimento as Prefeituras, representantes de entidades parceiras e produtores rurais que tanto colaboram para o sucesso do empreendimento que levará desenvolvimento e inovações tecnológicas para todo o Alto Paraopeba.

    Sobre o O Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores do Alto Paraopeba

    O Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores do Alto Paraopeba tem o objetivo de desenvolver tecnologias e aperfeiçoamento de processos para a agricultura familiar para a região do Alto Paraopeba, em consonância com a sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental.

Imagens relacionadas