Prefeitura de Catas Altas consegue garantia de vagas para moradores em obras da Samarco

    | Cliques: 58
  • Prefeitura de Catas Altas consegue garantia de vagas para moradores em obras da Samarco

    O prefeito de Catas Altas, José Alves Parreira, e o vice, Fernando Rodrigues Guimarães, estiveram em reunião com representantes da Samarco no último dia 03 de maio e conseguiram a garantia de que parte das vagas de emprego a ser gerada com início das obras de preparação da Cava da Mina, no complexo Germano, seja para moradores de Catas Altas.

     “De acordo com o que foi discutido, a Samarco vai destinar 85% das vagas para nossos munícipes, os de Mariana e os de Ouro Preto. É uma conquista. Estamos batalhando junto às empresas para que novas ofertas de trabalho possam estar disponíveis para nossa população”, explica Parreira.

     Na ocasião, o prefeito e o vice também discutiram a possibilidade da participação dos catas-altenses no processo seletivo para contratação de trabalhadores para a obra de reconstrução de Bento Rodrigues, em Mariana.

     Neste caso, porém, segundo os representantes da Samarco, o Coordenador de Relações Institucionais, Rodolpho Samorini, e o Analista de Relações Institucionais, Guilherme Louzada, a mão-de-obra deve ser exclusivamente formada por moradores de Mariana.

     

    A obra será gerida pela Fundação Renova (não pela Samarco), definição estabelecida no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado entre a Samarco Mineração, Governo Federal, Governos Estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo e outros órgãos. O TTAC estabelece que que a Renova é a responsável pela criação, gestão e execução das ações de reparação e compensação das áreas e comunidades atingidas pelo rompimento da barragem Fundão, em 2015.

     Em abril, os gestores de Catas Altas já haviam se reunido com representantes da Vale também em busca da participação dos moradores da cidade nos processos seletivos de contratação da Samarco.