Prefeitura de Mariana promove Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2021

    A Prefeitura de Mariana, por meio do Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde, promove a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2021. O objetivo é vacinar 80% dos cães e gatos do município, entre áreas urbana e rural. A mobilização começa a partir do dia 13 de setembro e será realizada até 24 de outubro.  

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Embora a raiva seja uma doença controlada nessas espécies, a vacinação anual é necessária para prevenir a difusão da mesma, além de ser obrigatória por lei. Isso garante a manutenção do controle da enfermidade nas populações de cães e gatos e, consequentemente, nos humanos. A vacinação antirrábica, além de salvar a vida de seu animal de estimação, pode salvar a sua também. 

    A imunização antirrábica é destinada apenas aos animais a partir de três meses de idade e deve ser repetida após trinta dias. Além disso, não há contraindicação, mesmo para aqueles que estejam em período de gestação ou amamentando. As doses da vacina têm validade de um ano e são gratuitas.

    A campanha de vacinação nos distritos, que começa no dia 13 de setembro e segue até o dia 28 do mesmo mês, contempla 16 localidades polos, assim como todas as estradas vicinais que levam a sítios, chácaras, fazendas e afins, contemplando toda a extensão rural. Já na sede do município, as imunizações serão realizadas nos dias 23 e 24 de outubro. Para acessar os endereços e programação completa clique AQUI.

    Orientações – É importante que os tutores levem seus cães com coleiras aos locais de imunização e, em caso de animais bravos, com focinheira. Já os gatos, devem ser transportados em caixas ou sacos de linhagem, para evitar fugas ou acidentes. Ressaltamos ainda que, animais doentes não podem ser vacinados. 

    Conheça a doença – A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordedura, arranhadura ou lambidas de animais que estejam contaminados, com quase 100% de fatalidade. Trata-se de uma zoonose, um tipo de enfermidade que pode ser transmitida do animal para o homem. Ela afeta o sistema nervoso central e pode gerar uma encefalite aguda.

    Apesar de ser considerada pouco comum, a raiva ainda é foco de preocupação das autoridades, uma vez que o vírus pode permanecer incubado por até dois meses em seus hospedeiros, antes que os sintomas comecem a aparecer. Devido ao grande número de animais de rua, a vacinação antirrábica é a única forma de prevenção contra a doença. 

    Protocolos – Devido à pandemia da Covid-19, todas as medidas de segurança sanitária devem ser respeitadas, como o uso obrigatório de máscaras de proteção facial e o distanciamento social. Preferencialmente, o animal deve ser levado por apenas uma pessoa, para que não haja aglomeração. 

    Para mais informações sobre a Campanha de Vacinação Antirrábica 2021, entre em contato com o Departamento de Zoonoses e Vigilância Ambiental por meio telefone (31) 3558-2319.–

    Prefeitura de Mariana