Programa de Educação e Patrimônio capacita professores da rede municipal em Ouro Preto

    | Cliques: 171
  • Programa de Educação e Patrimônio capacita professores da rede municipal em Ouro Preto

    Em 18 de maio, a Prefeitura de Ouro Preto promoveu o I Fórum Municipal de Educação e Patrimônio de Ouro Preto, evento que contou com a participação de um público de 300 pessoas, dentre integrantes da sociedade local, profissionais que atuam diretamente nas áreas da Educação, Cultura, Patrimônio, Igualdade Racial, Museologia, Turismo. Na ocasião, foi apresentado o “Programa Municipal de Educação e Patrimônio Ouro Preto, o Meu Lugar!”, que deu origem a um projeto de Lei, assinado na mesma data pelo prefeito Júlio Pimenta.

    O Programa, em desenvolvimento desde 2016, conta com 13 etapas, das quais 8 já foram cumpridas. Tem como objetivo implantar, no conjunto de escolas da Rede Municipal de Ensino, uma proposta pedagógica assumida como política pública sistematizada e permanente, em cumprimento às propostas da Lei 59/05, que instituiu Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Patrimonial, para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras em Ouro Preto.

    A metodologia adotada parte das experiências de inúmeros projetos já realizados na sede e nos distritos, e busca desenvolver atividades que estimulem reflexões e debates abordando temas relevantes como Identidade, Memória, Patrimônio, Referências Culturais, Relações Étnico-Raciais, sempre considerando e valorizando o conceito individual de “Patrimônio” dos participantes.

    Uma nova etapa do Programa inicia-se nesta sexta-feira, dia 3 de agosto, às 18h40, na Escola Municipal Professora Haydée Antunes/CAIC Filipe dos Santos, em Cachoeira do Campo.

    No sábado, dia 4, a partir das 8h, será a vez da Escola Municipal Dr. Pedrosa, em Santo Antônio do Leite e, em seguida, no dia 18, sábado, às 8h, a da Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, na Barra.

    Ao longo do semestre, educadores e alunos das escolas-piloto experimentarão as propostas do “Programa Municipal de Educação e Patrimônio Ouro Preto, o Meu Lugar!” e contribuirão para o seu aprimoramento.

    Equipe do Programa Ouro Preto, o Meu Lugar!

    Secretaria Municipal de Educação
    Rosa Ana Xavier
    Cláudia Gomes Pereira, Elis Regina Santana Saraiva Gonçalves, Florêncio Juliano Cotta,Helena Maria Brito dos Santos,Janaína Andrade Ferreira e Penna, José Jacinto da Costa,Juliana Renata Pereira,Leonardo César Salles, Luciene Aparecida Resende, Maria Margarida Basílio,Patrícia Roberto Ribeiro, Renata Carla da Silva Coelho,Rosângela Arlinda Estanislau Fernandes

    Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio
    Zaqueu Astoni Moreira
    Fernanda Danese Alexandre Guedes, Danielle S. Xavier, Helenice Afonso de Oliveira, Polyana Pereira Coelho, Roberto Lúcio da Silva Ribeiro

    Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio
    Felipe Vecchia Guerra
    Fabiana Aparecida dos Santos Nonato, Lavínia Viana Caires, Patrícia Graziela de Souza

    Pela Universidade Federal de Ouro Preto
    Prof. Dr. Luiz Antônio dos Prazeres
    Larissa Lúcia Damaceno Nascimento
    Larissa Santos
    Paula Ribeiro

    Parcerias
    Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa
    Escola Municipal Dr. Pedrosa
    Escola Municipal Profa. Haydée Antunes/CAIC Felipe dos Santos (especialmente, Educação de Jovens e Adultos)
    Departamento de Promoção Cultural, Patrimônio Imaterial e Igualdade Racial (PMOP)
    UFOP (Pró-Reitoria de Extensão)
    Sistema de Museus de Ouro Preto
    Conselho Municipal de Educação
    25ª Superintendência Regional de Ensino
    OCA (Organização Cultural Ambiental)
    Programa Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania (IPHAN/UFOP).
    Câmara Municipal de Ouro Preto