QUANDO PROCURAR UM PSICÓLOGO...?

    | Cliques: 1261
  • QUANDO PROCURAR UM PSICÓLOGO...?

    Percebo que muitas pessoas não sabem o que faz nem como funciona o trabalho do psicólogo. Sendo assim, vou tentar esclarecer alguns pontos importantes sobre nossa atuação.Nesse texto, vou dar enfoque ao atendimento clínico em consultório, o que muitos conhecem como terapia. No entanto, há diversas áreas de atuação do psicólogo que poderão ser abordadas em outro momento.

    Nós psicólogos, no geral, trabalhamos para que por meio do autoconhecimento o paciente consiga identificar suas limitações e potenciais e assim desenvolva formas saudáveis de lidar consigo, com os outros e com o futuro.

    ENTÃO, QUANDO PROCURAR UM PSICÓLOGO...?

    Sempre que houver algo que o incomoda em sua vida e, mesmo tentando de várias formas, você ainda não conseguiu mudar. Não é só quando está se sentindo péssimo, mas quando sabe que pode ser melhor em alguma área da vida e não está conseguindo sozinho.

    SIGILO DE INFORMAÇÕES

    O atendimento psicológico é sigiloso, o que é dito no consultório fica entre paciente e psicólogo. Salvo em casos que a informação signifique risco iminente à vida.

    PERIODICIDADE DAS SESSÕES

    Normalmente são realizadas sessões semanais de aproximadamente 50min. Com a evolução do caso, a frequência pode ir diminuindo até que seja dada alta.

    RESULTADOS

    Os resultados variam caso a caso, algumas pessoas já iniciam uma mudança após o primeiro encontro, a decisão de iniciar o tratamento já é terapêutica, o mover-se em direção à mudança transforma. Os efeitos podem ser notados a cada encontro e, dependendo da abordagem, da meta do paciente, poucos meses são suficientes para uma evolução significativa.

    Estefânia Maria Gonçalves  -Psicóloga e Pós-graduanda em Terapia de Casal e Família

    Email: estefaniapsicologa.tcc@gmail.com

    Proprietária da página : Psicologia para a família toda (facebook)