Tratamento do esgoto por meio de biodigestores individuais entregue hoje no distrito de Miguel Burnier em Ouro Preto

    | Cliques: 111
  • Tratamento do esgoto por meio de biodigestores individuais entregue hoje no distrito de Miguel Burnier em Ouro Preto

    Terça feira dia 7 de agosto de 2018 O Distrito de Miguel Burnier foi contemplado com um investimento para o tratamento do esgoto por meio de biodigestores individuais para os moradores da sede do distrito. O pleito que iniciou-se em maio de 2017 e foi concluído em dezembro de 2017. Estavam presentes Júlio Pimenta - Prefeito de Ouro Preto

    Tico Miranda - Vice Prefeito de Ouro Preto

    Wendel Gomes da Silva - Gerente Geral de Mineração, representando a Gerdau

    Júlio Corrêa - Superintendente do Semae

    Rosa Ana Xavier - Secretária Municipal de Educação

    Vandeir Assis – Gestor do Núcleo de Projetos da Ado

     O projeto foi franqueado e ofertou gratuitamente para 100% da comunidade da sede do Distrito, processo que se deu por meio da adesão de cada morador. Utilizado doméstico por meio da tecnologia de Biodigestores anaeróbios , sumidouro e leito de secagem,  conforme as condições do terreno; a ligação Intradomiciliar (Casa ao Sistema) com conexões do imóvel até ao biodigestor por tubulação de PVC rígido e caixa sifonada e instalação da  proteção do Biodigestor (anel e tampa), em conformidade com a Norma NBR-13969 e NBR-7229, no universo de abrangência das localidades  contempladas pelas instalações de tratamento do esgoto estimou-se cerca de 75 unidades para uma população de  aproximadamente de 230 habitantes, cuja caracterização foi identificada por meio do geomapeamento e pré-cadastro. Considerando o ajuste no cadastramento e mapeamento, foram instalados 89 sistema de tratamentos, incluindo os prédios públicos, como a Escola Municipal Monsenhor Raphael, Posto de Saúde, Igreja Sagrado Coração de Jesus, Estação Ferroviária e Cartório.

     Obras de benfeitorias nas escolas municipais

     Entre os meses de maio à dezembro de 2017 as escolas Municipais Monsenhor Rafael de Miguel Burnier e Celina Cruz de Mota foram contempladas pelo programa e receberam benfeitorias, como obras civis e mobiliário. O programa é um iniciativa da GERDAU e BNDES, e contou com a parceria da ADOP - Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto para sua execução.

     A partir de um diagnóstico participativo, as intervenções foram elencadas e priorizadas pelas respectivas diretoras e professores. Em Burnier, a escola recebeu as seguintes benfeitorias:

    Limpeza das calhas, nivelamento do telhado com o reposicionamento das telhas, condutores de calha, instalação de bebedouro, proteção lateral do refeitório, reforma e adequação com a instalação de corre mão na rampa de acesso à escola e instalação de cobertura e corre mão para o acesso à biblioteca;. A escola de Miguel Burnier foi contemplada ainda com 60 unidades de carteiras escolares infanto-juvenil (mesa e cadeira) e 03 conjuntos pré-escolar (mesa e 6 cadeiras).

     Em Mota,  escola recebeu as seguintes benfeitorias: Instalação da cobertura em metal e telha galvanizada do pátio central da escola (98 m²); instalação da cobertura de acesso a biblioteca; instalação de 180m linear de calhas; instalação de 160m² de forro em PVC, instalação de um palco cívico, instalação de prateleiras na cozinha da escola e instalação de bebedouro e lavabo no pátio central.

    Por: Rozembergue Alex Teixeira 

Imagens relacionadas