Vídeos gratuitos e on-line ensinam a confeccionar enfeites de Natal em crochê

    Conteúdo faz parte de uma série no YouTube promovida
    em parceria com o canal Ofícios Mineiros

    Com o Natal se aproximando, uma boa opção para presentear alguém, enfeitar a casa ou conseguir uma renda extra é a confecção manual de peças decorativas para as festas de fim de ano. Pensando nisso, a Fundação Renova e o canal Ofícios Mineiros promovem a Oficina de Natal, uma série de vídeos on-line e gratuitos sobre a produção artesanal de enfeites natalinos em crochê.

    As aulas serão disponibilizados no canal Ofícios Mineiros no YouTube nas duas primeiras semanas de dezembro e serão conduzidas pela artista plástica e artesã Bianca Lemes. Em quatro vídeos, a artesã irá apresentar um passo a passo para confeccionar enfeites como bolas, árvore, estrelas e anjos.

    O vídeo de apresentação do projeto pode ser conferido no link: https://www.youtube.com/watch?v=6EtDVlWqR1Q

    A iniciativa faz parte do Programa de Preservação da Memória Histórica, Cultural e Artística da Fundação Renova e está inserida no plano de reparação de bens imateriais – vertente capacitação do artesanato.

    Em Mariana, durante o período de pandemia e com a implantação de medidas de segurança e isolamento, ações on-line foram pensadas para dar continuidade às atividades que aconteciam na Casa dos Saberes, espaço de convivência para as comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo destinado a reuniões, oficinas, cursos e atividades sociais ou culturais das comunidades.

    Para Bianca Pataro, especialista em Cultura, Educação e Turismo da Fundação Renova, embora a ideia tenha surgido diante da impossibilidade de retomar às atividades da Casa dos Saberes, os vídeos têm um alcance muito maior.

     “A Oficina de Natal ensina o crochê, uma referência cultural tradicional das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Esses vídeos serão disponibilizados a qualquer pessoa interessada em produzir enfeites usando a técnica. É uma forma de darmos sequência à reparação das práticas culturais e promover sua valorização e continuidade”, diz Pataro.

    Sobre a Fundação Renova

    A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

    A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

    Assessoria de imprensa – Fundação Renova

    (31) 98820-7819

    imprensa@fundacaorenova.org