Em audiência pública realizada na Câmara de Itabirito, na noite desta quinta-feira (21/11), o prefeito Orlando Caldeira descartou a hipótese de a estrada do Marzagão (no trecho de 3,4 km da MG-30) ser pavimentada por meio do Governo do Estado de Minas Gerais. A obra é um anseio das famílias que moram na localidade. Isso porque o barro (em épocas de chuva) e a poeira (em momentos de seca) complicam a vida dos moradores locais. Não são raros os exemplos de dificuldade de locomoção da população local, bem como os problemas respiratórios que se dão principalmente nas crianças.
Orlando informou que esteve com o secretário de Estado de Infraestrutura, Marco Aurélio Barcelos, que afirmou (segundo o prefeito) que atualmente é impossível a pavimentação almejada. “O secretário falou da falta de recursos, da dificuldade de pagar a folha de pagamento. Neste governo (Romeu Zema), sem chances (de a obra acontecer)”, disse Orlando. Por ser estadual, a Prefeitura não pode fazer qualquer intervenção no trecho por conta própria.
.
Contudo, o que foi dito na audiência é que o prefeito, vereadores e o deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT) continuarão tentando. Uma das hipóteses é a municipalização do trecho, situação que autorizaria a Prefeitura a fazer a obra. Sendo assim, o município procuraria recursos em empresas como a Vale. Isso porque, caminhões a serviço da mineradora usam em demasia o trecho.
.
Um projeto do deputado Alencar está tramitando na Assembleia Legislativa de Minas Gerais com o objeto tornar realidade tal municipalização.
Os vereadores presentes na audiência: Arnaldo (presidente da Câmara), Rodrigo do Porco (vice-presidente), Renê Butekus (secretário), Ricardo Oliveira (que solicitou a realização da Audiência Pública), Rose da Saúde, Nilson Tem Tudo, Geraldo Mendanha, Max Fortes e Gilmar Capoeira se colocaram à disposição para lutar pela pavimentação.
“As peças estão se movendo”, disse Arnaldo referindo-se ao fato de a Câmara, a Prefeitura e a Assembleia estarem empenhadas em uma esperada futura realização da obra. “Não tem uma reunião da Câmara que o vereador Ricardo Oliveira não fale no assunto”, enfatizou o presidente.
População
A moradora do Marzagão, Rosângela Assunção Ferreira Gonzaga (34), disse que a audiência “acendeu uma luz” para a comunidade. “Ficamos sabendo que não será pavimentada de imediato, mas acredito que ações vão ser feitas para minimizar o problema”, acredita ela.
.
Por sua vez, outra moradora da localidade, Suely Fagundes de Araújo, opinou: “não senti firmeza, mas a esperança é a última que morre”.
Vale
A empresa Vale mandou dois representantes: Marcelo Marcos Martins Costa e Carlos Diniz Murta Filho, responsáveis pelo relacionamento institucional da mineradora.
.
Eles apresentarão a ata da reunião à empresa. Segundo eles, com base no documento e com base em uma reunião futura com o prefeito, a Vale saberá qual a parte que cabe a ela.
.
A ata também será levada pelo prefeito à futura reunião no DEER-MG para discutir o assunto.
Em tempo: os vereadores de Rio Acima, Flávio Mello (presidente da Câmara) e Alcir Corrêa, bem como a vereadora de Ouro Preto, Regina Braga, também estiveram presentes na audiência.
Fonte: Câmara de Itabirito/Romeu Arcanjo.