COLÉGIO PROVIDÊNCIA INVESTE EM RETROFIT

Os alunos da educação infantil do Colégio Providência, em Mariana (MG), ganharam um espaço a cara deles. O prédio construído em 1850 foi reformado para atender as necessidades de melhoria na aprendizagem das crianças. Para isso, a escola investiu em retrofit como estratégia de inovação. O novo conceito em reforma é uma técnica para restauração, aliando as características históricas do imóvel com conceitos de acessibilidade e criação de espaços, modernizando o ambiente para estimular o convívio, a socialização e o intercâmbio de ideias.

O reconhecido arquiteto mineiro Tião Lopes, especialista em projetos para escolas, foi o responsável pela obra e explica que a técnica preserva o patrimônio arquitetônico dos edifícios, ao mesmo tempo em que inova com uma nova proposta de utilização adequada e segura. Ele é reconhecido pelo Ministério Público Federal com Notório Saber Especializado em planejamento e projetos arquitetônicos de universidades, escolas e colégios. 

          Lopes observa que o retrofit permite colocar o antigo em boa forma. “O conceito é usado para revitalização de edifícios, pois é mais que uma reforma. A técnica envolve uma série de ações inovadoras e de readequação de instalações, preservando o que há de bom na construção existente”, afirma. Para garantir a estabilidade da edificação antiga, foi construída uma nova fundação e estrutura metálica, pilares e vigas que substituiu a estrutura de madeira já deteriorada pelo tempo.

A diretora do colégio, a irmã Maria Célia Costa Sá, conta que os alunos ficaram muito satisfeitos com o resultado. “Agora, estão em um espaço adequado e expressam essa sensação de pertencimento e acolhida. Antes, era um ambiente de adultos, criado para um internato feminino há 170 anos”, avalia.

A obra também adequa a escola à legislação vigente, tendo hoje o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), um documento inédito em prédios tombados. Todo o projeto de retrofit foi aprovado pelo IPHAN.

INOVAÇÃO – Com o retrofit, o colégio ganhou uma nova recepção que é destaque em todo conjunto, um parque coberto para proporcionar diversão também em dias chuvosos; uma cozinha didática; passarelas com cobertura; sala de artes que aproveita os tanques da antiga lavanderia para tanques de argila; 15 salas de aula com capacidade para até 12 estudantes; sala dos professores com lavabos e recanto para o café. Cada sala do maternal possui banheiro adequado a limpeza e higiene das crianças. Foram construídas rampas, com corrimãos e piso podotátil, banheiros acessíveis e um elevador para atender, a Norma 9050 de Acessibilidade.  

Os móveis foram projetados para o estímulo cognitivo dos alunos entre 2 e 5 anos. As janelas das salas favorecem a entrada de luz natural e a circulação, incentivando o foco e a concentração. As cores e as formas geométricas também foram adotadas, gerando uma sensação de acolhimento.

O Colégio Providência atende alunos da educação infantil ao ensino médio. Atualmente, são cerca de 550 estudantes. Com a ampliação feita, utilizando o retrofit, ainda há vagas para mais 60 alunos da educação infantil e do 1º ano do fundamental.  

Janaina Massote

ZOOM Comunicação

Foto: Paula Brant

Rua Olimpio Diniz N° 269 Passágem de Mariana

Mariana-MG-Cep: 35421-000 - Tel: (31) 3558-4660/ 98844-8976

E-mail: oespeto@gmail.com

© Jronal O Espeto.com.br - 2019

Card image Card image Card image
...