“Mestres, prezem pela integridade física e psicológica dos seus atletas. Eu não quero saber de ego aqui. É preciso cuidado com seus lutadores!”, enfatiza o presidente da Confederação Brasileira de Esportes de Contato (Confbec), Luiz Carlos de Souza, na abertura da 12ª da Copa Brasil de Esporte de Contato. Sediada em Mariana, estado campeão com 17 pontos, essa edição ocorreu no sábado, 7 de dezembro, na Arena Mariana. O evento foi realizado pela Prefeitura de Mariana, por meio das secretarias de desporto, saúde e defesa social. A competição é seletiva para o campeonato nacional, que será realizado em São Paulo, em janeiro de 2020.
Na 12ª Copa Brasil, foram realizadas 16 embates entre atletas de box, kickboxing, kickboxing K1 e brazilian grapplinge de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O capixaba, Douglas Rossini, ganhou a modalidade kickboxing full contact, a mais almejada pelos participantes. De acordo com Douglas, a vitória é fruto de muito treino e dedicação ao esporte. “Ganhar a Copa abre portas por outras competições nacionais e internacionais. Valoriza e mostra toda a dedicação dos treinos” comemora.
As mulheres estiveram presentes no pódio também. A lutadora, Flávia Francine, de Campinas – SP, foi selecionada para a Copa e ganhou a medalha de ouro na modalidade feminina. Flávia destaca a importância da competição para sua carreira e para a representação feminina dentro do box. “Sempre foi um desafio muito grande estar no box. É difícil achar lutadoras na minha modalidade. Quantas mais lutas, mais experiência de ringue. Por isso, participar de competições é importante”, pontua.
O diretor da Associação Mineira de Esporte de Contato, Marciano e Jesus, ressaltou a importância do evento para os esportes de contato e para a cidade. “É a primeira vez que Minas sedia uma Copa Brasil e a primeira vez que Mariana recebe um evento de âmbito nacional. Essa copa é diferente para nós que moramos aqui, é maravilhosa competir em casa”, parabeniza Marciano a Prefeitura de Mariana.
Quanto ao crescimento dos esportes de contato em Mariana, o assessor técnico da secretaria de desporto, Wagner Flávio Ramos, destacou a influência da Associação do município. “A Associação Marianense de Esportes de Contatos incentiva a prática também por meio dos projetos sociais, como o “Quem Luta Não Bate”. É auxiliar cidadãos no melhor desenvolvimento social e físico possível”, comenta.
FOTOS: DANIEL ALMEIDA | PREFEITURA DE MARIANA