Na última reunião (9), em atendimento ao requerimento de autoria do Vereador Ricardo Oliveira, esteve presente a Secretaria de Assistência Social, Juliana Costa. Na oportunidade, o autor do requerimento começou indagando se toda a equipe da secretaria fora escalada por ela e a mesma afirmou que sim, e que chegou a fazer seleção de candidatos. O mesmo que solicitou a presença da secretária, questionou as medidas relativas ao acolhimento dos moradores de rua, indagando qual procedimento foi adotado em relação à situação. Juliana afirma que foi feito um trabalho multidisciplinar em que eles estão tendo os atendimentos necessários.
O assunto mais polêmico da noite e que instalou um clima tenso na câmara foi relativo à Assossiação do Amor Exigente, que trabalha em parceria com a secretaria, através da prestação de serviços. Renê Américo questionou o motivo pelo qual o repasse a entidade foi paralisado e Juliana afirma que existem 40 pontos de irregularidade junto à entidade apontados pela controladoria. O vereador solicita mais empenho e menos amadorismo em buscar soluções para os erros sejam de onde quer que eles venham, mais que de certa forma os serviços e profissionais envolvidos não sejam prejudicados. Quebrando os protocolos que a Casa Legislativa exige, uma representante da entidade pode se pronunciar perante a situação, e diz querer apenas um fim benéfico para o trabalho realizado no local.
Vereadores destacaram pontos a serem melhorados e exaltaram algumas iniciativas, entre eles Max, Geraldo, Gilmar, Tila e Leo. Para alguns parlamentares, a representante demonstrou certo desconhecimento relativo a algumas pautas e informações da pasta , mas a representante afirma que tem uma equipe técnica e muito qualificada para enfrentar os desafios. Rose da Saúde, apesar de fazer parte da base do prefeito na Câmara, não poupou em fazer as devidas indagações e efetivar cobranças.
Após as duras críticas de Renê Américo, a Secretária foi interrompida pelo Presidente da Câmara, Arnaldo Santos, que pediu menos exaltação nas palavras da responsável pela pasta, que também avaliou que o trabalho junto às entidades tem que ser feito de forma mais efetiva. Indicações e requerimentos estão disponíveis no site da Câmara https://www.itabirito.mg.leg.br/