Ouro Preto marca presença no início das comemorações dos 300 anos de Minas Gerais

    Evento que ocorreu no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais no dia 02/12 contou com a presença de instituições públicas, privadas e importantes personalidades mineiras

    O próximo ano será marcante para Minas Gerais, pois comemoram-se os 300 anos da criação da Capitania, que foi separada da Capitania de São Paulo através da assinatura de um alvará pelo rei português Dom João V, em 1720. Com essa data histórica se aproximando, a expectativa é da realização de eventos culturais enaltecendo o Estado.

    Para dar início aos trabalhos, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) abriu suas portas para uma solenidade que teve como objetivo dar início as comemorações. No evento, foi assinado o Protocolo de Intenções com 11 instituições públicas e privadas que já iniciaram os preparativos para a organização de seminários, palestras, mesas-redondas, exposições e visitas a sítios históricos, referentes ao patrimônio natural construído. A cidade de Ouro Preto foi representada pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico e pelo Núcleo de Pesquisa CNPQ Impérios e Lugares no Brasil, da Universidade Federal de Ouro Preto.

    O secretário municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira, não deixou de exaltar a importância do evento para a cidade: “o evento mostra a importância de Ouro Preto para a criação de Minas Gerais. Além disso, mostra a união de diversas entidades para poder referendar os 300 anos da sedição de Vila Rica e de Minas Gerais. Com estes eventos, Ouro Preto mais uma vez será colocada em evidência nacional em termos de cultura, arte e história do país.”

    No encerramento do evento, o senador Antônio Anastasia discursou relembrando o contexto mundial do povoamento da região das minas em fins do século 17 e enalteceu a iniciativa do HGMG na preparação da programação comemorativa. O senador ainda informou que será realizada uma sessão solene no Senado Federal para homenagear o tricentenário do estado no primeiro semestre de 2020.

    Programação do Tricentenário da Capitania de Minas Gerais*

    Período: 02/12/2019 a 02/12/2020

    (Organização do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais em parceria com a Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais, Fundação Clóvis Salgado, Arquivo Público Mineiro e Museu Mineiro, Instituto de Geociências e o Centro de Referência em Cartografia Histórica da Universidade Federal de Minas Gerais, Núcleo de Pesquisa CNPQ Impérios e Lugares no Brasil da Universidade Federal de Ouro Preto, Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Ouro Preto, MM Gerdau Museu das Minas e do Metal, Instituto Idea Casa de Cultura e Instituto Cultural Flávio Gutierrez)

    Março

    – Palestra sobre José Pedro Xavier da Veiga e a célebre obra Efemérides Mineiras

    – I Ciclo de Palestras sobre a imigração italiana, libanesa, alemã e japonesa em Minas Gerais

    – Mesa-redonda sobre os Gerais: Mucuri

    Abril

    – V Ciclo de Palestras A Inconfidência Mineira: Interesses Crescentes, Abordagens Diversas

    – Exposição: temas diversos sobre o mapa da Inconfidência Mineira a partir de sua elaboração

    – Visitas mediadas a sítios geográficos e históricos: marcos geográficos do patrimônio natural de Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero, a flora da região do Abaeté e de Diamantina

    Maio

    – Palestra: Língua portuguesa, a herança do colonizador, realçando o português mineiro e as contribuições dos indígenas e africanos para o nosso léxico.

    – Palestra: Semana de Museus, em Tiradentes

    Junho

    – Seminário: Arquivos Públicos e Institutos Históricos de Minas Gerais

    – Seminário: Historiografia do território e do patrimônio de Minas Gerais, séculos XIX-XX

    – Palestra: A sedição de Vila Rica

    – Exposição: Os primórdios das Minas Gerais, sua história contada em mapas e outros documentos e artefatos

    Julho

    – Participação: Dia de Minas, em Mariana

    – Celebração evocativa da Sedição de Vila Rica, em Ouro Preto

    Agosto

    – II Ciclo de Palestra da Revolução Liberal de 1842

    Setembro

    – Revolução do Porto de 1820 e os impactos no Brasil Colônia

    – Primavera dos Museus

    Outubro

    – Mesa-redonda sobre os Gerais: Paracatu

    – Evento: manifestações culturais ligadas à cultura popular e apresentação de grupos culturais

    Novembro

    – Formação das fronteiras brasileiras, destacando as arbitragens internacionais

    – 4º Seminário Genealogia Mineira

    – Exposição: Coleção de Oratórios: herança africana na arte brasileira

    – Espetáculos artísticos e promoção de debate relacionado às ações afirmativas, considerando a rica presença de nossos afrodescendentes em nossa trajetória cultural

    Dezembro

    – Ato cívico-militar/cultural

    – Lançamento de publicações: número temático da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, dedicado ao Tricentenário da Criação da Capitania de Minas Gerais, e organização de um livro sobre os movimentos armados em Minas Gerais.

    *Programação sujeita a alterações.

    Mais informações: Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais – Rua dos Guajajaras, 1268 – Barro Preto / Belo Horizonte-MG.