Peça bicentenária “O Grande Governador da Ilha dos Lagartos” na Casa da Ópera de Ouro Preto

    Academia Orquestra ouro Preto apresenta obra escrita em língua portuguesa há mais de dois séculos, uma raridade, nos dias 19 e 20 de dezembro

    Na busca constante de valorizar nosso patrimônio imaterial e aproximar o público da música de concerto, a Academia Orquestra Ouro Preto apresenta, nos dias 19 e 20 de dezembro,realizam na Casa da Ópera de Ouro Preto (R. Brigadeiro Musqueira, 104), a peça “O Grande Governador da Ilha dos Lagartos”.

    Trata-se de uma das raras óperas escritas em língua portuguesa, do compositor Antônio José da Silva (1705 – 1739), e a montagem relembra agora, em 2019, os 280 anos de sua morte trágica. O autor português inspirava-se no espírito e na linguagem do povo para construir suas obras, rompendo com modelos clássicos. Ele foi perseguido e morreu pela Inquisição, executado em praça pública em 19 de outubro de 1739.

    O palco escolhido para receber a peça foi o histórico prédio da Casa da Ópera de Ouro Preto, o mais antigo teatro em funcionamento das Américas: “Queremos que as pessoas sintam a história de outro jeito, ao assistir uma ópera no local que foi feito especialmente para esse tipo de espetáculo”, explica o Maestro Rodrigo Toffolo, regente da Orquestra desde sua fundação, em 2000.

    O espetáculo conta com elenco com 32 integrantes, entre atores, atrizes, figurantes e a orquestra, com direção de Julliano Mendes e participação dos solistas Carla Rizzi, Alberto Pacheco, Fabrízio Claussen e Carlos Eduardo Vieira. A Orquestra promove assim uma visita à história, que permitirá ao espectador conhecer uma parte da cultura brasileira ligada à ópera, à literatura e ao teatro.

    Para o secretário de Turismo, Indústria o Comércio Felipe Guerra, a apresentação da peça “O Grande Governador da Ilha dos Lagartos” representa “outro trabalho magnífico da Orquestra que leva o nome da nossa cidade e nos enche de orgulho, que sob a regência de Rodrigo Toffolo, projeta Ouro Preto aos olhos do Brasil e do mundo”.

    Sobre o a montagem, o secretário de Cultura e Patrimônio Zaqueu Astoni explica que o evento encerra um ano de intensa programação na Casa da Ópera e abre as comemorações do ano jubilar dos 250 anos da casa: “Com muito orgulho recebemos este espetáculo da Academia Orquestra Ouro Preto na Casa da Opera, que foi um sucesso de público e crítica e todo realizado por artistas da nossa cidade”.

    Os figurinos da montagem, cedidos pela Fundação Clóvis Salgado, integram o acervo do Palácio das Artes e já foram utilizadas em mais de 80 espetáculos ao longo dos últimos 45 anos.

    Serviço

    Academia Orquestra Ouro Preto em O Grande Governador da Ilha dos Lagartos

    Data: 19 e 20 de dezembro, quinta e sexta-feira

    Horário: 19 de dezembro, quinta-feira: 20h; 20 de dezembro, sexta-feira: 17h e 20h

    Atrações: Academia Orquestra Ouro Preto

    Local: Casa da Ópera de Ouro Preto (R. Brigadeiro Musqueira, 68, Ouro Preto/MG)

    Ingressos: R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (meia)

    Informações: www.orquestraouropreto.com.br