A Celulose Nipo-Brasileira S/A, mais conhecida por Cenibra, é uma indústria produtora de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto situada no município brasileiro de Belo Oriente, no interior do estado de Minas Gerais. A Cenibra possui terras em 54 municípios de Minas Gerais. A Empresa maneja uma área de 254 mil hectares, sendo 52% de plantio de eucalipto; 41% de área de Preservação Permanente, Reserva Legal e Floresta Nativa; e o restante em áreas destinadas para infraestrutura e outros.
A produção anual é de aproximadamente 1,2 milhão de toneladas de celulose/papel. Deste total, mais de 90% é direcionado ao mercado externo, atendendo principalmente o Japão, Estados Unidos e países da Europa, América Latina e Ásia.
A CENIBRA possui o Instituto CENIBRA que recentemente em Coronel Fabriciano entregou a cidade de Catas Altas certificado de “cidade eficiente” e com selo de “eficaz”. Segundo release da Prefeitura de Catas Altas enviado ao jornal O ESPETO dia 06/01/2020 essa premiação é destinada aos municípios que fazem parte do Conselho Eficaz, uma iniciativa da Cenibra para auxiliá-los na condução de ações relacionadas aos conselhos de direito, e para fazer parte os municípios informam a CENIBRA suas ações em prol de políticas públicas para crianças e adolescentes.
Não confundir com o projeto “CIDADE EFICIENTE” cujo objetivo é trabalhar com governos municipais para promover e apoiar ações estruturantes visando a redução de emissões de gases de efeito estufa nos edifícios a longo prazo, através de eficiência energética, uso racional de água, facilitação do uso de transporte público, geração distribuída de energia e políticas públicas. Apenas três cidades no Brasil foram selecionadas para participar do projeto cidades eficientes: Florianópolis – SC, Jaboatão – PE e Sorocaba – SP. Mais informações no site: http://cidadeseficientes.cbcs.org.br/
No site do Instituto CENIBRA não há nenhuma informação sobre essa premiação. A última noticia tem data de23 de julho de 2019. A Prefeitura de Catas Altas não informou a data que recebeu a premiação.
Veja notícias da Cenibra : http://www.institutocenibra.org.br/br/p/210/publicacoes-noticias.aspx
A CENIBRA ainda não respondeu nosso email solicitando informações sobre os critério da premiação “ Cidades Eficiente”.