Retorno da Reunião da Câmara de Itabirito é marcado por duras críticas ao atual governo e posicionamento da nova líder de Governo

    “Eu tive agora de tarde numa reunião no Gabinete do Prefeito, estão pra vir sim para Itabirito seis empresas”, anunciou Rose da Saúde, líder do Governo na Câmara.

    Na primeira reunião do ano, ontem dia 03/02, os vereadores em sua maioria fizeram o uso da palavra livre levantando vários pontos que estão deixando a desejar na cidade. As críticas estão pautadas principalmente em serviços básicos como limpeza, atendimentos de saúde, educação e o que tange o futuro de nossa cidade, o chamado desenvolvimento econômico, alvo de muitas promessas.

    Arnaldo Pereira parabenizou Renê Américo e desejou sorte nos trabalhos frente à Presidência da Câmara neste ano de 2020. Para o ex-presidente, a gestão comandada pelo Prefeito Orlando Caldeira, além de não conseguir manter vários serviços que eram considerados satisfatórios perante a população, conseguiu piorar o cenário, e segundo ele, a única Secretaria onde é possível enxergar esforço é a de Esportes. Para o parlamentar, o Poder Público é omisso e cita como há incapacidade até mesmo nos serviços de limpeza.

    O vereador Ricardo Oliveira, que desde o ano passado tem assumido uma postura mais central em seus discursos, afirma que a dificuldade na limpeza se dá por falta de planejamento, e ressalta que este é um problema sério na integridade física das pessoas. Em sua fala, o vereador levantou o debate sobre a qualidade nos serviços de saúde. Ele constatou que há uma sobrecarga na UPA, e que não conseguir resolver problemas como falta de medicamentos e atendimentos da atenção primária é básico. “É necessário criar um equilíbrio. Se muitas das vezes as obras e o fornecimento dependem do estado, não está na hora de dialogar e entrar em acordos com o Governo?”, questiona. Ricardo informou a população que o Projeto de Lei que proíbe a cobrança da taxa de religação de água entrou em vigor e passou ser um direito.

    A vereadora Rose da Saúde se apresentou nesta última segunda como Líder do Governo Orlando na Câmara. Ela afirmou, conforme cobranças de vereadores como Max Fortes, que serão implementadas empresas no antigo local da Delphi e que o problema na cidade não é a falta de oportunidades de emprego, mas a destinação dessas vagas para pessoas que não são da cidade. Ainda sobre o tema Desenvolvimento Econômico, Rose afirmou: “Eu tive agora de tarde numa reunião no Gabinete do Prefeito, estão pra vir sim para Itabirito seis empresas”. Para ela o governo tem acertado em pontos que minimizaram estragos maiores, como a limpeza dos córregos e rios que devido às chuvas e a falta de manutenção poderiam ter causado grandes estragos. Em resposta a Ricardo, Rose sugere que faltam cerca de 48 itens, e que no caso dessas faltas, que sejam encaminhadas para ela as relações. “Sempre fiz a cobrança, se não continuar fazendo é muito hipocrisia”, afirma.

    O novo presidente da Câmara Renê Américo cita que muitos vão querer denegrir o trabalho da Câmara, mas que ele estará a frente com muito trabalho e responsabilidade e que o executivo será fiscalizado sempre. Segundo o vereador, que participou da licitação de capina no dia 12/12/2019, já dava pra ter limpado grande parte da cidade. Sobre o tapa-buracos – tema recorrente nas falas de outros vereadores e nas redes sociais de parlamentares que utilizam bastante da ferramenta, como Renê e Ricardo -, o Presidente afirma que o ex-prefeito deixou em caixa verbas destinadas para a realização do serviço. “O governo atual não fez por pura incompetência mesmo”, expõe. Para ele, não adianta apenas os vereadores sugerirem e por vezes até ir atrás. “Fiz um pedido à empresa privada para dar um apoio na comunidade do Acuruí e até para buscar o material foi difícil”, conta. Para ele, essa gestão é marcada pelos maiores escândalos de nepotismo e por secretários que desparecem , citando como exemplo a Secretária de Educação.