Cessão de galpão pela Prefeitura vai facilitar trabalho da cooperativa de agricultores familiares de Ouro Preto e região

    A Secretaria Municipal de Agropecuária reuniu-se no final do ano passado com representantes da Cooperativa e da Associação de Agricultores Familiares de Ouro Preto e Região. O encontro foi marcado pela assinatura do Termo de Cessão gratuita de Uso de imóvel, disponibilizando um terreno com 02 galpões, localizado na área central de Santa Rita de Ouro Preto.

    O titular da pasta, Yuri Borges Assunção, destaca a preocupação em realizar ações que ajudem no desenvolvimento agropecuário de Ouro Preto. “Procuramos priorizar o diálogo com os pequenos produtores, com os agricultores familiares da região, para identificar as potencialidades do município na produção de alimentos, buscando soluções para os problemas que impedem ou dificultem o desenvolvimento do setor”.

    O gestor ainda ressaltou a importância da parceria para os agricultores. “Identificamos que a logística precisava ser melhorada para que a cooperativa dos agricultores consiga atender à demanda de alimentos adquiridos pelo município através do Programa Nacional de Abastecimento Escolar (PNAE) e que são oferecidos nas creches e escolas municipais. O galpão servirá como uma unidade de processamento onde os alimentos poderão ser lavados, embalados e armazenados antes de serem comercializados.”

    No galpão funcionará ainda a sede da cooperativa, agilizando os trabalhos e permitindo inclusive que as mercadorias saiam com a nota fiscal expedida, o que facilitará o pagamento por parte da Prefeitura.

    A extensionista da Emater, Geralda Berenice Esteves de Lima, destaca o trabalho da cooperativa. “Ela foi criada em junho de 2018 com o objetivo de congregar os agricultores familiares principalmente na agropecuária, agroindústria e artesanato rural, visando promover a ampla defesa dos interesses econômicos dos cooperados. Ela é regional e poderá receber adesão de agricultores familiares dos municípios próximos a Ouro Preto. Além do apoio da Secretaria de Agropecuária, ela tem também a assistência técnica da Emater.

    A Associação de Agricultores Familiares de Ouro Preto e Região, que é presidida por Ricardo César da Silva, atende a aproximadamente 55 famílias, que produzem principalmente alface, repolho, batata e mel, dentre outros. Ele diz que o galpão propicia o trabalho integrado entre as duas entidades. “As duas entidades, cooperativa e associação, trabalharão em um mesmo local, que será o ponto de referência da agricultura familiar no município de Ouro Preto.

    Para Antônio Auxiliador Ferreira da Silva, o Toninho, presidente da Cooperativa, o trabalho será facilitado. “Esse galpão vai ajudar na seleção dos produtos para a entrega nas escolas e creches. É uma conquista muito importante.”

    O terreno e os dois galpões, cedidos à cooperativa, ficam localizados na rua Dom Velloso, nº 713, no distrito de Santa Rita de Ouro Preto.

    Fonte: Prefeitura de Ouro Preto /Foto: Assinatura do termo de cessão do galpão. Wellington Silva