Ação em Mariana capacita multiplicadores de educação patrimonial e ambiental
Projeto que proporcionou a troca de conhecimentos sobre educação patrimonial e ambiental aconteceu entre os dias 4 e 7 de fevereiro em Mariana. Chamado de Nosso Patrimônio, a ação visa a formação e capacitação de multiplicadores no município por meio de atividades interdisciplinares, do compartilhamento de habilidades didáticas e da integração dos participantes.
As oficinas fizeram parte da primeira etapa do projeto e foram oferecidas para 40 pessoas, entre coordenadores e monitores de educação patrimonial e ambiental de Mariana e também profissionais dos municípios de Mariana e Ouro Preto das áreas de educação, assistência social e saúde.
Para a analista de Licenciamento da Fundação Renova, Cláudia Fioretti, o Nosso Patrimônio foi pensando com base na troca e na multiplicação do conhecimento. “Em conjunto com a Secretaria de Educação, definimos que o projeto não deveria ser apenas uma ação pontual. Pensamos em uma atividade que pudesse ser replicada, se estender tanto geograficamente no território de Mariana, mas também continuar no tempo”, diz.
A secretária de Educação de Mariana, Aline Oliveira, afirma que o evento “é importante para a rede municipal de ensino”. “São oficinas práticas, com módulos teóricos. Tenho certeza de que todo o aprendizado que for adquirido será levado às nossas escolas e aos nossos alunos. E a principal meta é que os estudantes consigam usufruir de tudo que os monitores aprenderam e que eles também sejam multiplicadores em suas residências”, diz Aline.
A iniciativa abordou temáticas como educação patrimonial, educação ambiental, educação sexual, direitos humanos e educação no trânsito, desenvolvidas em oficinas de educação patrimonial e ambiental. Também fizeram parte do projeto disciplinas como música, artesanato, estudos orientados, teatro, dança, esporte e lazer.
Além do momento inicial de formação, com conteúdo teórico e oficinas práticas, o projeto prevê mais três etapas: multiplicação, em que participantes replicarão o aprendizado usando o material didático disponibilizado; execução, etapa em que participantes executarão e/ou coordenarão o próprio projeto ao longo do semestre; e socialização, ação prevista para julho deste ano, na qual os 30 melhores projetos participarão de uma exposição e um concurso.
O projeto Nosso Patrimônio foi baseado no Programa de Educação em Tempo Integral da rede municipal de ensino de Mariana e é realizado pela Fundação Renova em parceria com a Secretaria de Educação, em atendimento a programas e condicionantes que foram estabelecidos no processo de licenciamento ambiental dos reassentamentos.
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.
Assessoria de imprensa – Fundação Renova
(31) 3298-9707
imprensa@fundacaorenova.org