Belo Horizonte registra transmissão comunitária de coronavírus e governador anuncia novas medidas de contenção 101 municípios com suspensão indeterminada das aulas: Mariana, Ouro Preto e Itabirito na lista

    Romeu Zema determina fechamento de escolas na Região Central e ponto facultativo para funcionalismo na Cidade Administrativa

    A cidade de Belo Horizonte registrou o primeiro caso de transmissão comunitária do coronavírus.

    Último balanço divulgado pelo Executivo mineiro mostra que já são 14 casos da doença no Estado, sendo cinco deles na capital mineira e um em Nova Lima, que faz parte da Região Central.

    Dando seguimento à atuação rápida do Estado, de forma a evitar uma explosão momentânea do Covid-19, o governador Romeu Zema determinou o fechamento de escolas estaduais por tempo indeterminado na Região Central de Minas. A medida foi tomada como forma de prevenir o avanço do coronavírus nessas localidades. Transmissão comunitária é aquela em que o paciente não sabe determinar de quem contraiu a doença.

    “É uma situação que indica que passaremos a ter muitos casos. Por esse motivo, peço que todos tomem os melhores cuidados possíveis” afirmou o governador, que trabalha em casa porque teve contato com pessoas que atestaram positivo para o coronavírus.

    Para as demais regiões do Estado, vale a determinação anterior, de suspensão das aulas na rede estadual a partir de amanhã até o próximo domingo, 22 de março.

    Vale ressaltar que as regionais, para efeitos de medidas decisórias, são aquelas classificadas pela Secretaria de Saúde. Sendo assim, as cidades atingidas com a suspensão indeterminada de aulas são aquelas que compõem a Regional Macro Centro.

    O governador pediu ainda que moradores da Região Central evitem aglomerações. “Não recomendo a ninguém que vá a qualquer evento onde há mais de 10 pessoas”, completou.

    A agilidade na tomada de definições tem garantido a Minas Gerais um número menor de casos em relação a outros estados da federação com características similares.

    Ponto Facultativo


    Ainda nesta terça-feira (17/3), o Comitê Extraordinário Covid-19 determinou ponto facultativo para os servidores que cumprem expediente na Cidade Administrativa até a próxima sexta-feira (20/3), em razão do grande número de pessoas em circulação concentrada no local.

    Nesse período, as chefias de unidades administrativas estarão à disposição do Comitê Extraordinário Covid-19 para implantar as medidas necessárias para viabilização do teletrabalho para todos o funcionalismo estadual, preservando serviços essenciais. Os chefes de unidades poderão requisitar outros servidores para auxiliar nesta implementação no período de ponto facultativo.

    A partir da próxima segunda-feira (23/3), os servidores da Cidade Administrativa passam a cumprir jornada por meio do teletrabalho, nos termos da deliberação nº 2 do Comitê, publicada na manhã desta quarta (17/3).

    Ações    

    Desde o início da pandemia, diversas ações foram tomadas pelo Governo de Minas de forma a tentar conter o avanço do contagio do coronavírus. Dentre as medidas estão o decreto de situação de emergência em saúde, recomendações aos servidores, fechamento de equipamentos culturais e a criação de um comitê exclusivo para dar agilidade às medidas contra a doença.

    Confira as cidades afetadas com suspensão indeterminada das aulas:

    Belo Horizonte
    Belo Vale
    Caeté
    Jaboticatubas
    Moeda
    Nova Lima
          Nova União
    Raposos
    Ribeirão das Neves
    Rio Acima
    Sabará
    Santa Luzia
    Taquaraçu de Minas
    Betim
    Bonfim
    Brumadinho
    Crucilândia
    Esmeraldas
    Florestal
    Igarapé
    Juatuba
    Mário Campos
    Mateus Leme
    Piedade dos Gerais
    Rio Manso
    São Joaquim de Bicas
    Contagem
    Ibirité
    Sarzedo
    Augusto de Lima
    Buenópolis
    Corinto
    Curvelo
    Felixlândia
    Inimutaba
    Monjolos
    Morro da Garça
    Presidente Juscelino
    Santo Hipólito
    Três Marias
    Carmésia
    Dom Joaquim
    Dores de Guanhães
    Guanhães
    Materlândia
    Rio Vermelho
    Sabinópolis
    Senhora do Porto
    Virginópolis
    Barão de Cocais
    Bom Jesus do Amparo
    Catas Altas
    Ferros
    Itabira
    Itambé do Mato Dentro
    Morro do Pilar
    Passabém
    Santa Bárbara
    Santa Maria de Itabira
    Santo Antônio do Rio Abaixo
    São Gonçalo do Rio Abaixo
    São Sebastião do Rio Preto
    Bela Vista de Minas
    João Monlevade
    Nova Era
    Rio Piracicaba
    São Domingos do Prata
    Itabirito
    Mariana
    Ouro Preto
    Abaeté
    Araçaí
    Baldim
    Biquinhas
    Cachoeira da Prata
    Caetanópolis
    Capim Branco
    Cedro do Abaeté
    Cordisburgo
    Fortuna de Minas
    Funilândia
    Inhaúma
    Jequitibá
    Maravilhas
    Morada Nova de Minas
    Paineiras
    Papagaios
    Paraopeba
    Pequi
    Pompéu
    Prudente de Morais
    Quartel Geral
    Santana de Pirapama
    Sete Lagoas
    Confins
    Lagoa Santa
    Matozinhos
    Pedro Leopoldo
    Santana do Riacho
    São José da Lapa
    Vespasiano