Vale suspende remoção de moradores de Antônio Pereira durante a pandemia do Coronavírus

    Risco de rompimento de barragem é menor durante pandemia? Antônio Pereira entre o medo de rompimento de Barragem e Coronavírus

    Se você fica em casa convive com medo de risco de rompimento de barragem, se você sai, tem risco de coronavírus.

    Viver no distrito de Antônio Pereira reserva desafios. Muitas famílias estão nessa situação. Entre isolamento social e medo da remoção de suas casas. Alguns com saída preventiva já aguardada agora não saem pelo coronavírus. È muita emoção.

    Desde o dia 19 de março de 2020 a mineradora VALE informou que estarão suspensos os trabalhos de retirada de moradores devido a risco de rompimento de barragem.

    Em audiências públicas com a comunidade, políticos, inclusive com a presença do Ministério Público de Ouro Preto, que desempenha um papel importante na defesa do povo, foi informado a todos que a medida de remoção de casas é preventiva. Sem risco emergencial. Mas para quem está em via de mudar é uma despedida dramática. Sem saber do retorno. Sò quem sai sabe. Só quem vê na sua rua placas de sinalização “risco de rompimento” sente o aperto no peito.

    A VALE em seu informativo datado de 19/03 informa que a Barragem de Doutor está no nível 1, ou seja baixo risco, mas mesmo assim preocupa as pessoas, principalmente quando passam pelas placas “área de fuga”, “ rota de fuga” , e similares.

    Entre coronavírus e barragem o melhor agora é suspirar, ficar calmo, e se resguardar de sair de casa.

    Segundo informações oficiais e discursos das autoridades, como o prefeito de Ouro Preto, Sr. Júlio Pimenta, os moradores de Antônio Pereira devem se tranquilizar pois a remoção é uma precaução, sem perigo eminente. Prefeito Julio Pimenta disse ainda em reunião para as pessoas procurarem sempre checar as fontes, se informar bem, pois a informação correta traz ordem e tranquilidade. Muito bem dito Sr. Prefeito Júlio.