Júlio Pimenta não deu preferência para empresas de Ouro Preto para fornecer material para hospital de campanha
    Imagem revisa Exame grupo Abril

    Todas prefeituras do Brasil estão preocupadas com duas coisas : combater o Coronavírus e auxiliar o povo que sofre com consequências econômicas do isolamento social, como desemprego e falência de empresas.

    Para isso tomam medidas a partir da data que foi instalada o estado de calamidade pública para contratar mão de obra local a fim de estimular a economia da cidade através de dispensa de licitação, meio legal para isso nestes tempos.

    Em Mariana o Prefeito Duarte anunciou que serão distribuídas seis mil cestas básicas e o comércio local que será fornecedor. Ótimo exemplo.

    Porém o prefeito de Ouro Preto Sr. Júlio Pimenta pensa diferente. Teve oportunidade para gerar a economia local  usando dispensa de licitação e não o fez até agora.

    Dia 03 de abril de 2020 a Prefeitura de Ouro Preto divulgou resultado de dispensa de  licitação para compra de material a ser usado pelos profissionais da saúde, sendo R$ 122.500,00 em máscaras a ser fornecida pela empresa Medicon, situada a rua Guanabara 165,  Contagem, MG. Existem empresas em Ouro Preto que podem fornecer máscaras e que poderiam ser contratadas imediatamente por dispensa de licitação assim como a empresa de Contagem, sem considerar o impacto econômico do Coronavírus em Ouro Preto. Pesquisei e encontrei empresas que estão fabricando máscaras para firmas, empresas, e tem capacidade para atender essa demanda, como Maximiliano Confecções e outras.

    Foi contratada a empresa Fênix, de Juiz de Fora, para fornecer R$ 134 mil reais em luvas cirúrgicas. Pesquisei e em Ouro Preto não encontrei empresa para fornecer luvas nessa quantidade. Nesse caso tem que comprar fora mesmo. Ou comprar de vários fornecedores locais, quem sabe? 

     Também foi contratada por dispensa de licitação pelo valor de 18 mil reais a empresa Mineira de Computadores com endereço na avenida Bias Forte, bairro Lourdes, Belo Horizonte para locação de equipamentos de informática e sua manutenção para atender o Hospital de Campanha. Nem precisa pesquisar, existem muitas empresas de computação em Ouro Preto com capacidade para atender a demanda, como KS Computadores da Bauxita.

    Existem várias empresas deste ramo em Ouro Preto e mais uma vez Júlio Pimenta preferiu empresa de fora.

    Deve-se sempre preferir comprar em empresas locais. A Prefeitura de Santa Bárbara nossa vizinha dá o bom exemplo: de acordo com decreto Municipal 2975/2015 do Prefeito Leris Braga a Prefeitura estabelece prioridade de contratação para as microempresas, empresas de pequeno porte e MEIs sediados localmente, com certas regras claro.

    Segundo o estudo “Sobrevivência das empresas no Brasil”, realizado em 2014 pelo Sebrae Ouro Preto foi o município com a maior taxa de sobrevivência de micro e pequenas empresas do país, pois naquela época tinham incentivo e parceria. Hoje será que Ouro Preto teria manteria sua colocação de 2014 ?

    Sr. Alexandre Magno do bairro Antônio Dias leu a reportagem e entrou em contato com a Redação do Jornal O ESPETO pelo telefone 3558-4660 e disse que seria muito melhor comprar das empresas locais, para contribuir com emprego e renda da região : “Comprar aqui é contribuir com todos nós ouropretanos, inclusive material elétrico também é comprado fora. È mais vantagem para todos daqui comprar na nossa cidade porque o dinheiro fica aqui.” Disse Alexandre Magno.