Hoje dia 21 de abril de 2020 completamos um mês decreto de emergência Minas Gerais e comércio fechado em Mariana.
Chamou atenção a declaração de Maria Van Kerkihove, ela lidera a missão científica que estuda o Coronavírus da OMS, Organização Mundial da Saúde.
No trecho de seu discurso que foi citado no jornal Financial Times, dos Estados Unidos no dia de hoje. Maria afirma que a população que pegou o coronavírus é menor que o esperado, e a OMS estima que não mais de 3% da população dos países mais atingidos foi infectada. Para a estudiosa isso significa que grande parte da população continua suscetível ao contágio e que pode ser contaminada num novo surto. Muitos países já começam a abrir comércios .
Basta colocar essa porcertagem em números, para entender o tamanho do problema: significa por exemplo, numa cidade de cem mil habitantes, 3 mil estarem contaminados.
Já o presidente da OMS Sr. Tedros Adhon Ghebreyesus disse ontem dia 20 de abril que a porcentagem da população contaminada nos países mais atingidos está entre 2 e 3% segundo seus dados baseados em pesquisas.
Ele disse que devido ainda a falta de estudos conclusivos sobre o coronavírus não se sabe se as pessoas que são imunes continuarão a ser nas prováveis próximas versões do vírus num futuro contágio.
Sr. Tedros também rebateu críticas do Presidente americano Sr. Donald Trump que acusou a OMS de encobrir informações sobre coronavírus e não acusar a falta de capacidade da China de combater o Coronavírus assim permitindo-o espalhar pelo mundo todo.
Inclusive o presidente americano não mais enviará dinheiro para a OMS até que essas questões sejam esclarecidas. Tedros rebateu dizendo que a Central de Controle de Epidemias do Governo Americano trabalha com a OMS, e nunca houve nada a esconder.
Tedros criticou que o combate ao Coronavírus em muitos países ficou politizado dividindo as pessoas numa guerra politica-ideológica e não numa guerra contra o vírus. Elas deveriam estar unidas: “Nós precisamos de união de forças, uma união de todos.” Disse. “Uma grande proporção do povo permanece suscetível e isso significa que o coronavírus pode ressurgir ”.
A OMS anunciou que 30 milhões de unidades de testes para Coronavírus serão produzidos por cinco companhias e entregues nos próximos quatro meses em países onde são necessários.