A empresa Transcotta informou ao jornal O ESPETO que seu movimento caiu cerca de 80%. Sendo assim a Transcotta formalizou no dia 01 de abril de 2020, solicitação de subsídio financeiro para manutenção do sistema de transporte, com o objetivo de evitar o colapso nos atendimentos.
Entramos em contato com a Prefeitura de Mariana que respondeu que o pedido de ajuda da Transcota está sob análise no departamento jurídico.
Veja trecho do texto enviado ao jornal O ESPETO pela Transcotta dia 24 de abril:
“Desde o início da segunda
quinzena do mês de março de 2020, quando foram emitidos decretos municipais
visando a necessidade de isolamento social por parte da comunidade marianense,
a Transcotta Agência de Viagens Ltda viu sua demanda cair na ordem de 80%. Como
é de conhecimento de todos, a
única
fonte de receita para manutenção das operações de transporte e, com tamanha redução
no número de usuários pagantes no sistema, visando manter as condições mínimas
de atendimento á população e respeitando as orientações do DEMUTRAN, ajustes em
seu quadro de horários e linhas exclusivamente dos atendimentos urbanos e distritais,
minimizando
dessa
forma os impactos financeiros diante da demanda extremamente reduzida de usuários
nos sistema e mantendo minimamente os atendimentos.
Cabe
ressaltar que desde o início a Transcotta Agência de Viagens Ltda tem mantido contato
com o poder público, inclusive, formalizando no dia 01 de
abril
de 2020, solicitação de subsídio financeiro para manutenção do sistema de
transporte, com o objetivo de evitar o colapso nos atendimentos, sem retorno
até o momento.”
Entenda o contexto:
O jornal O ESPETO publicou reportagem “Transcotta lucra com Coronavírus”, na edição 553 ( clique aqui para ler) e a Transcota enviou ao jornal O ESPETO uma notificação extra-judicial solicitando direito de resposta que foi prontamente publicada na edição seguinte 554 ( clique aqui para ler). Nessa resposta a Transcotta informa o assunto acima citado, um pedido de ajuda a Prefeitura de Mariana.
Repercussão:
A reportagem da edição 553 foi motivo de requerimento do vereador Ronaldo Bento: Clique aqui para ler.
Texto abaixo referido a reportagem do requerimento do vereador Ronaldo Bento.
Nesta segunda feira dia 27 de abril de 2020, foi realizada
a décima segunda reunião da Câmara de Mariana, via videoconferência, na reunião
o vereador Ronaldo Bento requer que seja remetido cópia deste procedimento á
Secretaria de administração, ao Departamento Municipal de Transito e Transporte
– Demutran e da empresa de transporte coletivo Transcotta, para que nos prazos
da Lei prestem informações. Através dos meios de comunicação local, em suas
publicações nas mídias, é de conhecimento via Jornal O Espeto – edição 553, de
22 de abril de 2020, pág. 10, a matéria intitulada ‘’Transcotta lucra com
coronavírus moradores de Passagem são obrigados a pagar mais caro e usa a linha
de Ouro Preto se não quiserem mofar no ponto’ ’a partir, desta, pede se
esclarecimentos: O porquê da linha de micro ônibus circular que atende a rota
Vila São Vicente (Passagem de Mariana) x Bairros de Mariana ter sido suspensa,
visto que é uma linha que demanda público considerado diariamente. Sabe-se que
em tempos de Coronavírus a demanda diminuiu devido as recomendações de
isolamento social, porém, nestes locais há moradores que atuam em áreas
essenciais como hospitais, postos de saúde, farmácias, supermercado entre
outros.
A matéria jornal O Espeto diz que decisão a suspenção da
linha foi aprovado pelo Demutran. Houve um estudo de demanda para essa decisão,
visto que o circular que atende o distrito e não adentra a Vila São Vicente
também sofreu redução nos horários, prejudicando ainda mais a população local
que necessita se deslocar ao trabalho e para outras atividades essências ao
longo do dia e noite.
Frequentemente em virtude da redução e ao longo do
espaçamento dos horários docircular que atende o distrito, os moradores dependentes
do transporte coletivo da empresa Transcotta não tem escolha e acabam, por
necessidade de chegar em casa depois de horas de trabalho e horas nos pontos de
ônibus, embarcando na linha Ouro Preto x Mariana, visto que é segunda e única
opção que adentra o distrito. Neste momento delicado para toda a população,
qual a possibilidade de manter pelo menos três horários do micro circular para
atender a demanda da Vila São Vicente? Em caso negativo, qual a possibilidade
de os usuários pagarem o valor da circular ao utilizar a linha Ouro Preto x
Mariana (visto que não há concorrência local e somente a empresa Transcotta
realiza o transporte coletivo na cidade)?
Importante mencionar que o valor da passagem da Linha Ouro
Preto x Mariana é o dobro do valor das circulares, qual a possibilidade dos
usuários do Distrito de Passagem utilizar a linha Ouro Preto, pagando o mesmo
valor da circular? Qual a possibilidade de a secretaria de Administração
implantar, junto ao poder Executivo e a Transcotta, um canal de ouvidoria para
assuntos a serem tratados quanto ao transporte público Municipal na cidade de
Mariana?
PREFEITURA DE MARIANA : A prefeitura de Mariana não respondeu o vereador Ronaldo Bento até momento segundo nossas informações. Respondeu ao jornal O ESPETO que o pedido de auxilio da Transcotta está sob análise.