Região do Bairro Cabanas já sente reflexo do período de estiagem e do crescimento desordenado
    Foto : Bairro Santa Rita (Cabanas II) fonte; https://mapio.net/

    Com poucas chuvas, a cidade de Mariana passa por períodos de pouca oferta de água para distribuição, essencialmente nos bairros mais populosos e com pouca possibilidades de captação de água. 

    Hoje o locais que mais sofrem com o abastecimento de água são Rosário e a região do bairro Cabanas. 

    Mas, além da escassa possibilidade de captação, hoje a  região do bairro Cabanas, onde inclui-se também os bairros Santa Rita de Cássia, Vale Verde, Santa Clara e Cartuxa, já sente de forma imediata os efeitos da estiagem desde ano e do crescimento desordenado. 

    Apesar da região possuir uma Estação de Tratamento de Água (ETA Santa Rita), esta obra foi projetada para atender um bairro com um número de moradores muito inferior ao que possui hoje. 

    Com o crescimento natural dos bairros, das ocupações irregulares, a pouca oferta de água para captação e a violação das estruturas do sistema de distribuição de água, tem sido cada vez mais complicado manter um fornecimento de água de forma regular nesta região. 

    O SAAE Mariana, junto com o poder executivo municipal, tem estudado novas maneiras de melhorar o abastecimento de água na parte alta do município, mas até que estas novas possibilidades sejam executadas, é preciso contar com a colaboração dos moradores na prática do uso consciente da água. 

    Central de Atendimento SAAE Mariana

    115 ou 3557-9300

    Fonte: SAAE MARIANA