UFOP TERÁ LABORATÓRIO DE BIOSSEGURANÇA NÍVEL 3 (NB3), USADO PARA PESQUISA DE VÍRUS

    Dia 04 de maio de 2020 recebemos uma boa notícia ao ler o Boletim Administrativo da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP nº18, pois lá está a nomeação de professores responsáveis para fazer um projeto para implantação de laboratório de excelência  com nível de biossegurança 3 (NB3), usado para pesquisa com vírus entre outros.

    Parabenizamos a toda equipe da UFOP envolvida na pessoa da Magnífica  Sra. Reitora  Professora Dra. Claudia Marliere  por este passo importante.

    O projeto deverá ser elaborado pela comissão em até 90 dias.

    As áreas NB3 no Brasil são referências importantes para a Organização Mundial da Saúde (OMS) e América Latina, pois representarão o fortalecimento da vigilância epidemiológica em toda a região, em especial para doenças de transmissão respiratória, provocadas por vírus, bactérias e fungos que pertencem à Classe de Risco III ou que, por exigência metodológica, exijam o aumento da concentração desses agentes biológicos.

    ENTENDA O QUE É NB: Nível de Biossegurança :

    Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção.

    O nível de biossegurança de um experimento, pesquisa, trabalho será determinado segundo o organismo de maior classe de risco envolvido no experimento.

     Um Laboratório de Nível de Biossegurança NB3 consiste numa área especial instalada e equipada para o desenvolvimento e execução de estudos relacionados ao diagnóstico e à detecção de agentes, como o vírus que provoca a hantavirose, coronavírus  ou a bactéria do Antraz.

    Ou seja destina-se ao trabalho com agentes de risco biológico da classe 3, microrganismos; agentes bacterianos ou virais, que acarretam elevado risco individual e baixo risco para a comunidade.

     Recomendações:

     Esse nível de contenção exige a intensificação dos programas de boas práticas laboratoriais e de segurança, além da existência obrigatória de dispositivos de segurança, e a existência de sistema de pressão negativa para a exaustão e filtração do ar do interior do laboratório.

     A equipe profissional deve possuir treinamento específico no manejo de agentes patogênicos, devendo ser supervisionados por profissional altamente capacitado e que possua vasta experiência com estes agentes.

    Os pesquisadores para usar o laboratório NB3 devem usar roupas de proteção específicas para esta área e equipamentos de proteção individual.  O acesso a laboratórios desse tipo é rigorosamente limitado. Todo o pessoal deverá tomar banho ao deixar essas áreas de trabalho. Próxima à  porta de saída cada laboratório deve ter pelo menos uma pia para lavar as mãos. A torneira deve ter um sistema automático de acionamento ou sistema de pedais. As janelas do laboratório devem ser fechadas ou lacradas. Existem mais outras centenas de medidas de segurança para este tipo de laboratório.

    História:

    Em 2004, o Brasil começou a implantar a primeira rede de áreas de Nível de Biossegurança 3 (NB3), chamados de super laboratórios, na Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, porém vinculados ao SUS.

    Em 2005 o  Ministério da Saúde inaugurou as quatro primeiras áreas: uma no Recife, uma em Fortaleza e duas em São Paulo, Capital.

    Veja abaixo a portaria da UFOP:

    Atos da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – PROPPI:  PORTARIA PROPP/REITORIA-UFOP No 44/2020, DE 15 DE ABRIL DE 2020 ( PUBLICADA NO BOLETIM ADMINISTRATIVO Nº18  DO DIA 04/05/2020 )

    O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, no uso da competência que lhe foi delegada, RESOLVE: Art. 1o. Designar os servidores Profa. Renata Guerra de Sá Cota (Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação), Profa. Silvana de Queiroz Silva (Coordenadora da Comissão Interna de  Biossegurança/CIBio) e Prof. Breno de Mello Silva (especialista no tema e professor do DECBI), para, sob a presidência da primeira, constituírem um grupo de trabalho responsável por elaborar um projeto para a instalação de um laboratório na UFOP com nível de biossegurança 3 (NB3). Art. 2o O projeto a ser elaborado pela referida comissão será utilizado para a participação em editais e captação institucional de recursos. Art. 3o A comissão terá um prazo de 90 (noventa) dias para a finalização dos trabalhos. Art. 4o Esta Portaria entra em vigor nesta  data. Ouro Preto, 15 de abril de 2020.Prof. Dr. Sérgio Francisco de Aquino, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós- Graduação.

    OBS: foto ilustrativa