Ouro Branco terá pedido de calamidade pública avaliado pela ALMG mesmo sem casos confirmados de coronavírus

    Mesmo sem casos confirmados de Coronavírus Ouro Branco pode ter decreto de calamidade pública aprovado pela Assembleia de Minas durante reunião hoje 07/05/2020.

    54 municípios aguardam aprovação de Decretos de calamidade pública pelos deputados da ALMG ( Assembleia Legislativa de Minas Gerais) para obter o direito de suspensão de prazos e limites referentes a despesas com pessoal e dívida pública. Apreciação ocorrerá hoje.

    Apesar de os decretos municipais de calamidade pública dos 54 municípios listados pelo PRE 93/20 já estarem em vigência, as prefeituras precisam da aprovação da ALMG para obter o direito de suspensão de prazos e limites referentes a despesas com pessoal e dívida pública fixados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Assim, 54 municípios devem ter seus decretos apreciados nesta quinta-feira.

    Além de Betim e Brumadinho, municípios como Ubá (Zona da Mata), Poços de Caldas (Sul de Minas) e Ouro Branco (Região Central) estão na lista. 

    O estado de calamidade dos municípios terá, se aprovado, validade por um prazo de 120 dias, a partir da data de entrada em vigor do respectivo decreto municipal. Esse reconhecimento poderá ser prorrogado pela Assembleia Legislativa enquanto durarem os efeitos da pandemia de Covid-19 no município.