Aconteceu reunião na manhã do dia 11 de maio de 2020 entre a diretoria do Sindicato Metabase dos Inconfidentes e representantes da Vale. Em pauta discussão sobre a retomada da operação da mina de Timbopeba.
O sindicato Metabase posto em sua rede social no facebook que cobrou condicionantes como testes rápidos da covid 19, e vacina contra gripe. Também foram discutidos questões sobre o transporte dos trabalhadores, como recomendações as empresas de ônibus para transportar trabalhadores para retorno de operações da Mina de Timbopeba.
Dia 15 de março a Vale também teve de que suspender o lançamento de rejeitos em dois diques do Complexo de Pontal, na Mina Cauê, em Itabira, na região Central, após decisão judicial. A Justiça ainda determinou que a empresa não utilize a barragem Doutor e as outras estruturas da Mina de Timbopeba, em Ouro Preto.
Dia 18 de março a 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte autorizou a retomada das atividades da empresa na barragem de Laranjeiras, em Barão de Cocais, e do Complexo Minerário de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo. Porém Brucutu teve a licença prévia suspensa pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais (Semad).
BOM EXEMPLO: Preocupados com a chegada de trabalhadores algumas empresas que trabalham em canteiros da Renova já fazem o tal do teste rápido para Coronavírus , como a HTB.
A Câmara de Mariana também discutiu a importância desse teste ser aplicado em todos trabalhadores antes de iniciarem o trabalho.