Vale inicia protocolo de emergência nível 1 em barragem da Mina Fazendão em Mariana
    Foto: http://vale.com/brasil/PT/aboutvale/servicos-para-comunidade/minas-gerais/Documents/projetos/documentos/RIMA.pdf

    Nenhuma ação de evacuação será necessária.

    Em nota a VALE informa que o acionamento do Nível 1 da barragem Dicão Leste não impacta o plano de produção de 2020.

    Segundo responsável pela coordenação pela PAEBM da Barragem Dicão Leste (Mina de Fazendão), Ricardo Giovenardi, o alerta foi emitido por conta de uma reavaliação dos parâmetros de segurança, elevando-se as medidas de controle e monitoramento. De acordo com Giovenardi, esta foi uma medida preventiva.

    De acordo com o Plano de Ação da barragem, nenhuma ação de evacuação será necessária.

     Além disso, obras para aumento de segurança da barragem já estão sendo realizadas.

    LEIA NOTA DA PREFEITURA DE  CATAS ALTAS:

    A Defesa Civil Municipal de Catas Altas informou em nota ao Jornal O Espeto,  que a  estrutura da barragem fica em Mariana, mas está muito próxima da divisa com o distrito do Morro D’Água Quente em Catas Altas.

    Leia nota da VALE:

    “09/05/2020

    Vale informa sobre a barragem Dicão Leste

    A Vale informa que deu início hoje, de forma preventiva, ao protocolo de emergência em Nível 1 da barragem Dicão Leste, da Mina Fazendão, (…) protocolo este que não requer a evacuação da população a jusante da barragem.

    A decisão é uma medida preventiva, resultante da evolução das práticas de gestão de segurança de barragens da Vale e da necessidade de incrementar o nível de conhecimento das propriedades geotécnicas da estrutura. A barragem Dicão Leste teve sua Declaração de Condição de Estabilidade positiva emitida em março de 2020. Entretanto, em decorrência desta reavaliação, esta se tornará negativa.

    O acionamento do Nível 1 da barragem Dicão Leste não impacta o plano de produção de 2020, conforme apresentado no Relatório Produção e Vendas no 1T20.”

    FIM DA NOTA