Vereador Ronaldo Bento quer que comissão de Direitos Humanos da Câmara tenha informações sobre testes rápidos realizados pelas empreiteiras contratadas pela Renova.
Hoje dia 20 de maio de 2020 recebemos informações de nossos leitores sobre possíveis irregularidades visando abafamento de resultado positivo em testes rápidos realizados em uma empreiteira que realiza trabalhos na área da Renova em Mariana.
O nosso leitor disse ainda que a denúncia tinha sido feita a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Mariana, e que foi ouvido pelo vereador Ronaldo Bento, que é presidente da comissão.
Entramos em contato com o Sr. Vereador Ronaldo Bento que como sempre, muito gentilmente, respondeu prontamente nossos pedidos de informações.
Vereador Ronaldo confirmou ter recebido a denúncia de um funcionário de uma empresa que trabalha na área de campo da Renova.
De acordo com a denúncia os funcionários que vem de outras cidades estão realizando o exame chamado de teste rápido, para identificar coronavírus. O que é muito importante.
Mas hoje o resultado de dois funcionários nestes testes rápidos foram positivos.
Segundo o vereador Ronaldo Bento a denuncia é que a chefia disse para não informar a ninguém sobre o resultado, “para não alarmar”, nas palavras do denunciante. Esse suposto abafamento poderia ser para não causar atrasos no andamento das obras, pois assim que um caso é descoberto uma turma ou frente de trabalho pode parar e ou ficar em isolamento preventivo.
O Vereador Ronaldo Bento disse que acatou a denúncia e que a mesma será apurada, porém ele já adiantou ao jornal O ESPETO que fará um requerimento a Prefeitura de Mariana cobrando informações sobre os testes rápidos realizados pelas empreiteiras no município.
“Recebi a denúncia e ela será apurada, como fazemos com todas denúncias que recebemos através da comissão de direitos humanos. Porém preventivamente irei fazer recomendações para a Secretaria de Saúde no tocante ao resultado dos testes rápidos realizados pelas empreiteiras em nosso município e assim evitar o que chamamos de sub-notificações. Toda pessoa que fizer o teste rápido e se o resultado der positivo a empresa tem a obrigação legal de comunicar as autoridades municipais de saúde. Hoje não sei como está sendo feita essa comunicação.”
Subnotificações são casos positivos que não são informados e assim não entram nas estatísticas e levam uma visão falsa da realidade. Com dados verdadeiros, mais próximos a realidade, o combate a pandemia é mais eficaz e medidas mais severas podem ser tomadas para evitar sua propagação.
Vereador Ronaldo Bento disse ainda que irá sugerir em seu requerimento que se porventura comprovar-se que uma empresa, empreiteira tentar esconder casos positivos de coronavírus ela poderá ter alvará de atividades suspenso .
O requerimento será apresentado na próxima reunião da Câmara de Mariana.