Vereador Juliano comenta sobre mudança de data da eleição municipal para 6 de dezembro

    Associações dos prefeitos pode entrar com pedido para fazer eleições unificadas em 2022, com justificativa de fazer economia e não arriscar aglomerações em pandemia.

    Hoje dia 23 de maio saiu acordo do Senado e da Câmara para data das eleições municipais, sendo escolhida a data do dia 06 de dezembro e em cidades onde haverá segundo turno será dia 20 de dezembro.

    O consenso foi em torno da proposta do senador Randolfe Rodrigues em consonância com outros parlamentares.

    “Como se trata de emenda constitucional, ficou decidido que a votação do acordo não será virtual, mas presencial”, revela o deputado federal Paes Landim.

    Ficamos sabendo dessa notícia pelo vereador de Mariana Sr. Juliano Gonçalves, do Cidadania, que gentilmente concedeu uma entrevista sobre o tema.

    Ele disse que não concorda com esse adiamento das eleições de outubro para dezembro:

    “ Eu sou contrário a esse adiamento, acho que melhor seria transferir  as eleições para 2022 porque estando impedidos de fazer na data correta devido a pandemia, deveríamos aproveitar e fazer apenas uma eleição geral unificada, assim seria feito uma economia muito grande, o custo para a Justiça eleitoral seria muito menor.”

    Vereador Juliano Vasconcelos também argumentou que o prazo para uma comissão de transição tomar conhecimento das condições da prefeitura é muito pouco, de dias.

    ” Fui informado, ainda não oficialmente, que a Associação Nacional dos Prefeitos está se mobilizando para protocolar pedido para postergar a data das eleições para o ano de 2022, ou manter a proposta de eleições em outubro, pois consideram complicado uma eleição em dezembro, pior será para cidades onde pode haver segundo turno, previsto para dia 20 de dezembro. Nem haveria equipe de transição.” Disse Vereador Juliano, ressaltando que ainda não é uma informação oficial.

    Por enquanto a decisão é: eleições em 6 de dezembro. Segundo turno dia 20 de dezembro.

    .