Parceria entre Minas e Inglaterra trará investimento de R$ 309 milhões em montagem de fábrica em Juiz Fora para produção de baterias elétricas super potentes
    Veículos elétricos: uma questão de tempo substituirmos a gasolina e óleo diesel por eletricidade, mais barata e não poluente.
    Foto: Leandro Henrique dos Santos.

    ÓTIMA NOTÍCIA PARA JUIZ DE FORA E ZONA DA MATA

    O Governo Britânico quer que até 2050 só rodem carros elétricos em seu território nacional . Outros países europeus seguem essa tendência, já marcando data para proibir veículos a combustão. Com essa tendência novas tecnologias surgem e são vantajosas para o mundo todo.

    E Minas Gerais, através de acordo inédito mediado pelo Governador Zema, dá grande passo nessa direção com a parceria anunciada da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), e a empresa britânica Oxis Energy,  que fará Juiz de Fora  receber primeira fábrica de células de bateria de lítio-enxofre do mundo !

    Acordo inédito entre Inglaterra e Minas trará investimentos de 309 milhões de reais para a cidade de Juiz de Fora onde será montada fábrica de tecnologia de ponta, que fabricará primeira bateria de células de bateria de lítio-enxofre do mundo !
    Parabéns ao nosso Governador Sr. Romeu Zema.

    PARCERIA: Codemge e a empresa britânica Oxis Energy.

    Com essa parceria, melhores baterias elétricas serão usadas e empresa britânica quer liderar não só futuro mercado de super baterias, com início de produção para 2023 mas também, a fábrica atenderá indústrias de defesa e aeroespacial – de tripulados e não tripulados -, drones, transporte público, entre várias outras.

    Panorama dos carros elétricos:

    Foto: Leandro Henrique dos Santos.

    Na Inglaterra já existem cerca de cem mil carros elétricos, com a inconveniência das baterias durarem de quatro a seis horas. Para incentivar disponibilizam locais de recarga de baterias em parques e estacionamentos públicos e praças, e de graça.

    A Inglaterra também de grande desconto no IPVA que é dono de um carro elétrico, chamado de IPVA VERDE.

    Total de carros elétricos vendidos na Inglaterra de 2010 a 2019.
    Crescimento ultrapassará carros a combustão em poucos anos.

    No Brasil: em 2018 foram vendidos 893 carros elétricos, que no total nem chegam a cinco mil, com a inconveniência do alto preço, de 150 mil reais até 500 mil reais. Apesar do Brasil já ter tecnologia para produzir carro elétrico bom e barato, como é feito em ITAIPU Binacional, onde pude verificar in loco o protótipo, carros elétricos são raros. Porém já encontramos modelos híbridos, porém ainda com elevado preço.

    FÁBRICA EM JUIZ DE FORA: Empreendimento no valor de US$ 56 milhões é encabeçado pela Codemge e empresa britânica.

    Brasil já tem tecnologia para carros elétricos. Porém a desvantagem era a bateria, de pouca duração. O que a nova proposta pretende mudar, com as super baterias de Juiz de Fora.
    Foto: Leandro Henrique dos Santos.

    Governo do Estado de Minas , por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), e a empresa britânica Oxis Energy acabam de assinar contrato de locação de 15 anos com a Mercedes Benz para instalação de uma fábrica no parque industrial da indústria de automóveis em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.

    A Oxis Brasil, nome do empreendimento fruto da parceria, será a primeira fábrica de células de baterias de lítio-enxofre do mundo.

    Os trabalhos de adequação do galpão de 20.000 metros quadrados que sediará a fábrica começam de imediato, com investimentos da ordem de US$ 56 milhões (cerca de R$ 245 milhões).  A previsão é que a operação comece em 2023, com uma produção inicial de 300 mil células de bateria/ano, podendo chegar a 5 milhões/ano. Inicialmente serão gerados 100 empregos diretos, de alta qualificação.

    O município de Juiz de Fora foi escolhido principalmente por sua posição geográfica e facilidades logísticas: a três horas de distância das capitais mineira e carioca; acesso à linha férrea e ao porto do Rio de Janeiro; proximidade de entreposto que simplifica trâmites alfandegários. O local apresenta outras vantagens: trata-se de região com boas escolas e universidades, mão de obra especializada e ampla rede de serviços.

    Alta tecnologia

    A Codemge tem promovido investimentos diversificados em novos modelos de negócio e segmentos estratégicos, como biotecnologia e ciências da vida, manufatura aditiva, nanotecnologia, materiais avançados, aeroespacial, defesa e segurança, internet das coisas, eletroeletrônica, telecomunicações, química, ciência e sistemas de computação.

    O investimento em Juiz de Fora faz parte das ações da Codemge para incentivo à indústria de alta tecnologia no estado. Sobre os benefícios do empreendimento para o município e para Minas, o diretor-presidente da companhia, Dante de Matos, destaca “a transferência de tecnologia, a geração de novos empregos, além da projeção do estado no cenário econômico internacional em um segmento de vanguarda”.

    Já o presidente da Oxis Energy, Huw Hampson-Jones, salienta as oportunidades do mercado de mobilidade elétrica e sustentabilidade, como na aplicação das células em veículos pesados:

     “Nosso objetivo é auxiliar o governo brasileiro a eliminar todos os ônibus movidos a motores de combustão interna em um período de 25 anos, o que equivale à produção de quatro bilhões de células. O Brasil tem a terceira maior frota de ônibus do mundo, com 700 mil unidades movidas a combustão interna em circulação”, afirma.

    Desempenho e aplicações

    As células são componentes das baterias, como as utilizadas em veículos elétricos, um dos primeiros mercados a serem focados pela Oxis Brasil.

    Além do segmento de mobilidade, a fábrica atenderá indústrias de defesa e aeroespacial – de tripulados e não tripulados -, drones, transporte público, entre várias outras.

    Algumas vantagens das baterias de lítio-enxofre em relação às baterias de íon lítio, mais empregadas no mercado atualmente, são observadas nas aplicações em que o peso é um fator crítico ou a densidade energética elevada é requisitada. As baterias de lítio-enxofre são mais leves e ambientalmente amigáveis, já que não possuem metais pesados em sua formulação. Têm alto valor agregado, embora sejam econômicas, e garantem maior segurança, em comparação a outras baterias.

    Oxis Energy

    Fundada em 2005, a Oxis está envolvida no design, desenvolvimento e agora segue em direção à produção comercial das células de lítio-enxofre. Com mais de 43 famílias de patentes, a empresa já garantiu 198 patentes, com mais outras 92 depositadas.