A Secretaria Municipal de Saúde de Diogo de Vasconcelos atualizou os dados sobre o cenário epidemiológico do município e esclarece que:
Até o momento foram notificados no sistema e-SUS VE 58 casos. De acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, deve-se ocorrer a notificação imediata de todos os casos leves de Síndrome Gripal (SG), considerados casos suspeitos do novo coronavirus.
No momento, apenas 01 paciente está aguardando resultado de exame de teste rápido, que deve ser realizado a partir do 8º dia do aparecimento dos sintomas.
Todos os casos positivos do município já se encontram curados.
Dos casos negativos, 03 foram descartados pelo exame PCR . Trata-se de um teste laboratorial recomendado pelo Ministério da Saúde (MS) para o diagnóstico na fase aguda da infecção do COVID-19, e tem sua aplicação em profissionais de serviços de saúde e de segurança pública e casos hospitalizados.
44 casos foram descartados através de testes rápidos para detecção dos anticorpos IgM e IgG que são utilizados como ferramenta diagnóstica alternativa e auxiliar e podem contribuir no rastreio da infecção pelo COVID-19.
04 pacientes não se enquadraram nos critérios para exames. Estes pacientes foram notificados no inicio da pandemia, quando o município ainda não dispunha de testes rápidos.