A Oficina da Estratégia conduziu um estudo com 145 pais de escolas particulares no estado do São Paulo. A amostra contou com pais de 65 colégios e 75% com filhos no ensino fundamental.
O estudo mostra que 53% dos pais citam que os filhos precisam se dedicar diariamente 4 horas ou mais para execução de tarefas escolares. Considerando o ensino infantil, 24% das crianças precisam dedicar mais de 5 horas com as atividades. Esse é um dado que mostra o desafio para concilar a agenda de home office dos pais com o apoio nas atividades com os filhos.
A pesquisa também avaliou a satisfação dos pais com as escolas considerando as seguintes dimensões:
Considerando o índice geral de satisfação, apenas 16% dos pais estão com elevado nível de satisfação. Pais do infantil e do fundamental 1 registram maior insatisfação com a prática das novas diretrizes para o ensino a distância. Apenas 8% dos pais do ensino infantil estão satisfeitos. Analisando os comentários, pode-se perceber que existe uma pressão maior por politica de desconto e menor valor percebido com a educação na fase do ensino infantil. Além disso, existe maior dificuldade de adaptação dos filhos ao formato online nos níveis infantil e fundamental 1. Sabe-se que nessa fase o que predomina são as atividades mais lúdicas e as crianças demandam maior interação pessoal e contato físico.
Um ponto de atenção para as escolas está relacionado ao formato de comunicação adotado. Apesar das escolas utilizarem o e-mail como uma das formas predominantes de comunicação, os pais preferem meios mais rápidos e também uma unificação das mensagens que chegam de diversas formas. Ainda podemos destacar que 67% dos pais do fundamental 1 estão insatisfeitos com a comunicação realizada pela escola.
Por outro lado, os pais reconhecem pontos positivos adotados pelas escolas, são eles:
A experiência do formato online fez com que os pais indicassem algumas ações de melhoria:
Agora, as escolas vivem um novo momento: a retomada das aulas no formato presencial. Essa fase também tem gerado dúvidas e insegurança para os pais. A Oficina da Estratégia continua investigando o tema para apoiar as escolas e os pais a conduzirem esse período de forma mais estruturada com base no diálogo e informações de qualidade.
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Fonte:Oficina da Estratégia