Moradora do Bairro Jardim Santana em Mariana denuncia descarte de lixo e entulhos de forma irregular no no bairro

    Você como parte da sociedade organizada deve denunciar qualquer irregularidade que veja. O lixo descartado em calçadas, praças, terrenos baldios ou beira de córregos é uma ameaça à saúde pública. Vira criadouro de insetos, ratos, escorpiões e nos últimos anos é um dos responsáveis pelo aumento dos casos de dengue além de muito dos casos comprometerem a meio ambiente local. As consequências afetam diversos setores, e o acumulo também pode causar doenças, alagamentos, aumento da poluição, desperdício de dinheiro público, obstrução das vias públicas, entre outros. E servem de criadouro para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya.

    Entulho, ferro-velho, móveis, restos de podas de árvores e nenhum outro tipo de detrito deve ser jogado em vias públicas ou terrenos particulares. Se o serviço público não recolhe esses materiais, é necessário contratar caçambas legalizadas para remover os resíduos a um local licenciado. O infrator que for pego em flagrante, é enquadrado na lei de crimes ambientais.

    Em geral, o lixo descartado de forma irregular prejudica a qualidade de vida da população que habita a cidade, e basta apenas um terreno vazio entre as casas, para que o descarte seja efetuado.