Itabirito participará de treinamento com técnicas suecas de gestão de resíduos

    Ao todo sete prefeituras e oito consórcios participam do curso. Itabirito foi à única cidade de Minas selecionada.

    Itabirito foi a única cidade de Minas Gerais selecionada para participar da capacitação oferecida por profissionais da agência ambiental da Suécia (Swedish EPA) sobre técnicas para disposição de resíduos. A atividade é oferecida pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, a Abrelpe. “Itabirito foi selecionado por já ter um plano de gestão de resíduos sólidos e intenção de promover uma revisão desse plano, que deverá ser aprovado por lei. Ao final, o município realizará um treinamento para capacitar municípios vizinhos, afim de que adotem boas práticas na gestão de resíduos sólidos”, destaca Frederico Leite, secretário de Meio Ambiente.

    Itabirito foi escolhida a partir de um edital aberto pela Abrelpe chamando municípios e consórcios para se capacitarem na elaboração de planos municipais de gestão de resíduos sólidos. “A oportunidade se mostra pertinente, visto que o congresso acabou de aprovar o Marco Regulatório do Saneamento Básico, que estipula metas para adoção de ações municipais para gestão de resíduos sólidos, tratamento de esgoto e abastecimento hídrico. Itabirito sai à frente dos demais municípios do estado em relação ao meio ambiente” enfatiza Frederico.

    O curso também oferece uma visita técnica a Estolcomo, na Suécia em 2021. Lá os alunos vão conhecer as melhores práticas do mundo em relação à gestão desses resíduos. Ainda estão previstas visitas a São Paulo e Brasília.

    O programa

    Das mais de 40 candidaturas recebidas para a capacitação, entre prefeituras e consórcios, 15 delas foram selecionadas por atenderem aos requisitos indicados no edital publicado pela Abrelpe. Sete prefeituras e oito consórcios foram selecionados.

    O programa é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (Sepa), com acompanhamento do Ministério do Meio Ambiente.Fonte PMI