SANEOURO explica sobre abastecimento de água no Parque da Lagoa

    No sistema da concessionária, há apenas 38 residências cadastradas, o que dificulta dimensionar a quantidade de água necessária para o bairro. Estudos e projetos estão em andamento para solucionar a dificuldade de abastecimento no local.

    Desde que assumiu os serviços de saneamento de água e esgotamento em Ouro Preto, a SANEOURO tem se empenhado em regularizar o abastecimento em toda cidade. Há sete meses como responsável pelos serviços, a concessionária já realizou ações que beneficiaram, por exemplo, moradores das partes mais altas da cidade, com melhoria no fornecimento da água. Em outras localidades ainda há certas dificuldades no abastecimento devido à complexidade do sistema, como é o caso do bairro Parque da Lagoa, em Cachoeira do Campo. Para sanar esses problemas está em andamento estudos e planejamentos que irão atender a toda população.

    A superintendente da SANEOURO, Elisa Ribeiro, reuniu-se com os moradores da localidade no mês de junho para ouvir as reivindicações e explicar a dificuldade de abastecimento do local. Na ocasião foi acordado um revezamento no fornecimento de água até que uma solução definitiva seja validada. “Nós estamos sempre disponíveis para o diálogo com a população. Nesse encontro nós pontuamos as dificuldades e fizemos um acordo de abastecer com caminhão pipa, diretamente no reservatório, o dia que o fornecimento de água tiver defasado”, pontua. De acordo com os dados levantados pelo atendimento, somente com o caminhão pipa, foram disponibilizados 360 mil litros de água para o Parque da Lagoa no prazo de um mês (13 de junho a 14 julho). Com o consumo de 200 litros por dia, essa quantia é suficiente para abastecer 60 pessoas no mesmo período, sem contar o que foi fornecido pela rede.

    Outra questão destacada na reunião por Elisa, foi a localização do reservatório do bairro, que é moderno, mas não funcional pelo local onde foi implantado. Hoje as residências próximas ao reservatório são as que possuem maior dificuldade de receber água, sem contar que a maioria das caixas d’água tem capacidade de apenas 500 litros.

    O distrito de Cachoeira do Campo é abastecido pelo sistema do Funil, que municia ainda os distritos de Santo Antônio do Leite, Amarantina e Glaura, e dos subdistritos Maracujá e Coelhos. Vários fatores ainda prejudicam o abastecimento no local, como o período de seca e o isolamento social, o que consequentemente aumentou o consumo de água, além das informações desatualizadas dos usuários. Atualmente há apenas 38 clientes registrados no sistema, o que dificulta dimensionar a quantidade de água que deve ser fornecida ao bairro, sem contar que poucos moradores pagam a tarifa de disponibilidade. Todo esse cenário prejudica o atendimento a quem a empresa tem o compromisso de atender.

    O processo de recadastramento já foi iniciado e a previsão é de que no Parque da Lagoa comece está semana de porta em porta. Mas já foi disponibilizado pela empresa atendimento na loja de Cachoeira do Campo, especificamente para o recadastro, para agilizar o processo, mas poucos moradores aderiram.

    Para a solução definitiva do problema, já foi elaborado o projeto de um poço profundo a ser perfurado junto à captação da Cascata, que é a captação que hoje fornece água para a ETA Vila Alegre. Com o incremento da produção de água, o abastecimento do Parque da Lagoa e adjacências deixa de ser dependente do Sistema do Funil e passa a receber água diretamente desta nova captação. O projeto do poço já está pronto e já foi solicitada à CEMIG o estudo de viabilidade de extensão de rede de energia elétrica. Paralelo a isso, o processo de licença de perfuração junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) também já foi iniciado.

    A SANEOURO

    A SANEOURO é um consórcio formado pelas empresas GS Inima Brasil, MIP e EPC para atender a concessão dos serviços de saneamento em água e esgotamento em Ouro Preto, a partir de processo licitatório promovido pela Prefeitura Municipal.

    De acordo com os prazos estabelecidos pelo contrato, a SANEOURO tem como meta a médio prazo para os próximos 5 anos: garantir a qualidade da água que vai para casa de todos; reduzir as perdas, instalando hidrômetros em 100% das residências; universalizar o acesso e reduzir hídrica; ampliar a coleta e o tratamento de esgoto melhorando a qualidade de vida e saúde de toda a cidade.

    Para isso, a SANEOURO conta com a colaboração, parceria e a compreensão de todos os clientes para as mudanças e obras que acontecem e ainda estão por vir para alcançar o objetivo de oferecer o melhor serviço para todos.

    1 Foto horizontal: Superintendente da Saneouro conversou com moradores do Parque da Lagoa no dia 15 de julho