Seguindo protocolo de segurança, a Associação de Produtores Hortifrutigranjeiros de Mariana retoma suas atividades no próximo sábado (01/08), para comércio de alimentos

    A Associação de Produtores Hortifrutigranjeiros de Mariana retomará suas atividades no próximo sábado (01), das 7h às 13h, no estacionamento do Centro de Convenções. Por se tratar de um setor de comércio de alimentos, sendo considerado como essencial, o retorno será de forma segura e consciente, seguindo todas as diretrizes do protocolo sanitário e de segurança exigidas pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 Mariana/MG e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Para garantir que todas as normas sanitárias e de segurança sejam cumpridas, a retomada das atividades também vai contar com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e a fiscalização da Guarda Municipal de Mariana e da Vigilância Sanitária.

    Todos os associados envolvidos na retomada passaram pela testagem rápida durante essa semana. Conforme o protocolo, apenas 50% das barracas funcionarão, devendo assegurar o distanciamento mínimo de 2 metros entre cada uma delas e todos os associados, comprovadamente moradores do município, deverão utilizar jaleco branco e epi’s obrigatórios de segurança. Eles deverão intensificar as medidas de limpeza na barraca de sua responsabilidade e responderão, semanalmente, antes da abertura, a um questionário sobre manifestação de qualquer sintoma relacionado à COVID-19 e ocorrência de qualquer contato com pessoas que estejam sendo monitoradas, bem como terão sua temperatura aferida.

    O atendimento ao público também será adaptado para oferecer maior segurança. O acesso será controlado, havendo portões separados para a entrada e saída. Só poderão entrar pessoas que estiverem com máscara e, também, que passarem pela aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel, na entrada. Em caso de filas, haverá demarcação no chão, respeitando o distanciamento mínimo. Vale ressaltar que o espaço possui mais de 1200 metros quadrados, desse modo, ele comporta com folga e segurança o número de barracas e pessoas autorizadas a entrar por vez.

    Para Samira Figueiredo Magalhães, Secretária Interina de Desenvolvimento Econômico, “o hortifrutigranjeiro é caracterizado como uma atividade essencial e, por isso, sua volta é de extrema importância. São produtos de curta validade que estão na mesa do marianense no seu dia a dia e por isso é muito relevante que a Associação retome suas atividades”.

    O Secretário Interino de Desenvolvimento Rural, Wander Moreira, ainda destacou que ”muitos produtores têm essas atividades como principal fonte de renda, eles sobrevivem disso. A maioria é agricultor familiar e a retomada das atividades vai ser um alívio na situação financeira de cada um”.–

    Prefeitura de Mariana