Instituto Alpargatas abre inscrições para Prêmios Aluno e Educador Nota 10 na Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais

    Iniciativa, pela primeira vez em formato 100% digital, visa reconhecer estudantes e profissionais da rede pública com desempenho de destaque no ano letivo de 2020

    A edição 2020 do tradicional Prêmio de Educação, realizado pelo Instituto Alpargatas (IA) – braço de responsabilidade social da Alpargatas –, abre seu prazo de inscrições nesta quinta-feira (30) em um novo formato: pela primeira vez, todo o processo para concorrer na premiação se dará de forma online, através de formulários. Este ano, assim como em 2019, serão 11 municípios participantes e duas categorias contempladas: Educador Nota 10 e Aluno Nota 10.

    O Prêmio de Educação é voltado a estudantes e profissionais de ensino de escolas públicas municipais parceiras dos Programas de Educação pelo Esporte e Educação pela Cultura – ambos do IA –, localizadas nas zonas urbana ou rural dos estados da Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais. Desde 2003, quando houve a 1ª edição da premiação, mais de um milhão de alunos foram beneficiados pela iniciativa. No ano passado, apenas, o Aluno Nota 10 reconheceu 3770 crianças e adolescentes; já o Educador Nota 10 condecorou 25 projetos.

    Educador Nota 10

    O objetivo desta categoria é identificar, valorizar e divulgar atividades educativas inovadoras realizadas de maneira remota/não presencial em classes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, contribuindo para o sucesso de aprendizagem destes alunos. Cada escola pode inscrever um educador (gestor, professor, coordenador pedagógico, orientador educacional, supervisor escolar, assistente social ou psicólogo educacional).

    Por meio de um formulário online, o candidato apresentará seu projeto pedagógico, que deve preencher alguns requisitos: contribuir para a melhoria do acesso ao conteúdo escolar, com criatividade e desenvolvimento da aprendizagem, neste momento de aulas remotas; contribuir para a maior e efetiva participação em atividades escolares não presenciais promovidas pela escola; e por fim, contribuir para a integração entre escola e comunidade durante a pandemia de Covid-19.

    Além disso, o projeto deve estar alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), uma agenda mundial adotada pela ONU com metas a serem atingidas até 2030 nas áreas social, ambiental, econômica e institucional.

    O prazo para envio de todos os documentos para inscrição é até o dia 30 de setembro. Após esse período, uma comissão julgadora, formada pela equipe do Instituto Alpargatas, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento da ONU (PNUD), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, eventualmente, por convidados das secretarias municipais, consultoria pedagógica ou entidades parceiras, analisará o cumprimento dos critérios de seleção e classificará as melhores práticas de ensino.

    Na edição de 2020, serão contemplados 21 Educadores Nota 10. A divulgação dos vencedores acontecerá no Seminário Nacional de Educação, em data e local a serem definidos. Além de um certificado de participação, os profissionais com os melhores projetos ganham também um notebook.

    Aluno Nota 10

    No Aluno Nota 10, é a comunidade escolar quem indica seus estudantes de destaque. Cada colégio deve escolher 10 alunos, cursando do 1º ao 9º ano e com idade de 6 a 18 anos, que, além de apresentar alto grau de interesse e envolvimento, possuam desempenho comprovado nas atividades não presenciais, contribuindo assim para a continuidade da aprendizagem de forma remota.

    “Quando pensamos no Aluno Nota 10, queríamos construir algo que reconheça aquele aluno que teve a maior força de vontade em aprender e superar seus limites. Quando a criança está envolvida com o ensino, todos que fazem parte do dia a dia se envolvem também. Por isso, os alunos são indicados pelas próprias escolas, por meio de um colegiado composto não só pelos professores, que são imprescindíveis, mas por outros educadores, como merendeira, vigia, porteiro e membros da comunidade”, diz Berivaldo Araújo, diretor do Instituto Alpargatas.

    As escolas devem fazer as inscrições de seus alunos, de forma online, até o dia 30 de setembro. Todos os Alunos Nota 10 indicados por seus respectivos colégios serão reconhecidos e premiados em uma celebração a acontecer em data e local posteriormente informados. Em 2020, assim como em 2019, 100% das escolas públicas municipais dos 11 municípios onde o Instituto Alpargatas atua participarão da iniciativa.

    Sobre o Instituto Alpargatas

    Acreditando na capacidade da educação de transformar sociedades e regiões, a Alpargatas reuniu suas iniciativas na área de responsabilidade social e fundou o Instituto Alpargatas, em 2003. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030, a missão do Instituto Alpargatas é garantir um ensino público de qualidade para crianças, adolescente e jovens, de 7 a 29 anos, por meio do esporte e da cultura nas comunidades em que a empresa mantém suas plantas operacionais.

    Desde que foi criado, o Instituto atua em parceria com o poder público e organizações não governamentais em projetos multidisciplinares e de inclusão ampla, que disseminam a sustentabilidade e contribuem para a melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das cidades onde atua, superando sucessivamente a meta estabelecida pelo Ministério da Educação. Os projetos estão presentes nos municípios de: Alagoa Nova, Bananeiras, Campina Grande, Guarabira, Ingá, Mogeiro, Queimadas, Santa Rita, e Serra Redonda, na Paraíba; Carpina, em Pernambuco; e Montes Claros, em Minas Gerais.

    Mais informações para imprensa:
    Jéssica Díez Corrêa – (11) 5502-5415 – jessica@giusticom.com.br
    Maria Rita Teixeira – (11) 5502-5466 – mariarita@giusticom.com.br