Radio Portal Inconfidentes

Explosão em Beirute no Líbano : marianenses aflitos com parentes

(Photo by STR / AFP)

Uma explosão de grande porte atingiu Beirute, capital do Líbano hoje, dia 04 de agosto de 2020. Não se sabe ainda mais detalhes, se foi atentado terrorista, ou alguma explosão acidental.

A marinha Brasileira informou em nota que o navio brasileiro “independência” que se encontra na região costeira do Líbano não foi atingido.

Em Mariana muitas famílias estão aflitas pois tem parentes lá, devido a imigração do final do século XX. Maiores detalhes após pronunciamento das autoridades políticas brasileiras.

HISTÓRIA: A presença de turcos, sírios e libaneses no Brasil remonta à época colonial, tendo em vista que Portugal mantinha relações comerciais com a Síria. É certo, entretanto, que a segunda metade do século XIX foi a principal época de entrada dos imigrantes libaneses no Brasil, ou seja, de 1860 a 1890. Conforme podemos atestar, os “turcos-árabes” já aparecem de outra forma expressiva entre os imigrantes entrados no país no período de 1820 a 1920.

A maioria dos imigrantes veio ao país fugindo da falta de perspectiva econômica da região, então dominada pela política turco-otomana. O Brasil, na época, atravessava a sua primeira fase de urbanização e industrialização, o que tornava propícios os novos negócios. Diferente dos imigrantes europeus, que procuraram no Brasil as terras para cultivo, os libaneses encontraram nas cidades um local para a criação de indústrias e casas de comércio.

A maioria deles começou a sua vida no país vendendo mercadorias de porta em porta como mascate. O dinheiro juntado acabou sendo o pontapé para a abertura de pequenas confecções e lojas de tecidos. Muitos dos imigrantes libaneses que vivem ou viveram no Brasil colaboraram inclusive com o desenvolvimento do próprio Líbano, com envio ao país de recursos que propiciaram a construção de hospitais, escolas e bibliotecas.

Rua Olimpio Diniz N° 269 Passágem de Mariana

Mariana-MG-Cep: 35421-000 - Tel: (31) 3558-4660/ 98844-8976

E-mail: oespeto@gmail.com

© Jronal O Espeto.com.br - 2019

Card image Card image Card image
...