Campanha “Ouro Preto te espera quando tudo passar” renova o desejo de turistas visitarem a cidade após a pandemia
    Foto: Mirante Morro São Sebastião. Patrícia Souza. 

    A cidade que resguarda a arquitetura colonial do século XVIII, obras do Barroco Mineiro com os entalhes e esculturas de Aleijadinho e pinturas do Mestre Ataíde, e representa fortes momentos da história do Brasil como a Revolta de Vila Rica e a “Inconfidência Mineira”, além do movimento literário arcadismo, onde suas pontes, praças e esquinas são cenários para poemas, romances e epopéias de Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa, passa pelo momento em que os passeios turísticos não são possíveis por conta a pandemia do novo coronavírus que assola todo o país e o mundo.

    Como objetivo de incentivar a paixão pelo destino Ouro Preto, a Prefeitura de Ouro Preto vem criando ações estratégicas para estimular o desenvolvimento do setor, visando alentar os turistas a aguardar este momento, com as campanhas: “Visite Depois”, “Não Cancele, Remarque” e “Não visite nossos distritos agora”.

    As atividades que podem ocasionar aglomeração de pessoas e alto risco à saúde da população com a possibilidade de contágio, bem como eventos de grande fluxo, e equipamentos como museus, salas expositivas e igrejas estão suspensas, e serão retomadas quando controlada a pandemia. Ouro Preto está em cumprimento das medidas estabelecidas pelo Governo do Estado, no Plano Minas Consciente, para uma retomada programada e responsável das atividades comerciais e econômicas do município.

    Para que as boas histórias, cenários, imagens e atrativos fiquem no imaginário do visitante e mantidos no espírito de viagem e descoberta, foi lançada a campanha “Ouro Preto te espera quando tudo isso passar” com vídeos instigantes sobre a cidade nos equipamentos turísticos e cenários da cidade, além da participação de historiadores, guias de turismo, pesquisadores, e representantes das instituições que trabalham diretamente com o fenômeno do turismo, para apresentar todo o conjunto de atratividades da cidade, que é um dos principais destinos turísticos do país.

    A série busca um olhar para coisas peculiares de Ouro Preto, trazendo parte da experiência que o turista terá somente se visitar a cidade nos diversos espaços que o destino oferece. Os vídeos podem ser acessados nas redes sociais: Instagram, pelo IGTV @tur_ouropreto, Facebook: @turismoouropretooficial e no Youtube Secretaria de Turismo de Ouro Preto.

    De acordo com a diretora de Turismo, Lavínia Viana, a ação de marketing é essencial para o destino turístico. “Neste momento, é necessário manter Ouro Preto no imaginário das pessoas, para que o desejo de visitar a nossa querida cidade continue aguçado. Com isto, pós pandemia do coronavirus, e com a previsão do “boom” do Turismo doméstico, iremos retomar a atividade turística, com toda segurança necessária e com um Turismo responsável e seguro. Ouro Preto sairá na frente e continuará disseminando turistas por toda Minas Gerais”, salienta Lavínia Viana.

    O guia de turismo, Joaquim Roberto Gomes Batista (Mantega), enfatiza a importância desta ação também como valorização e incentivo do turismo. “Esta ação fortalece todo o processo do turismo de Minas, principalmente a equipe que cuida da informação sobre Ouro Preto, que é essencial para a divulgação da imagem da cidade e alcance de milhares de pessoas. Aguardamos de braços abertos todos os visitantes após pandemia. Venham conhecer a nossa Minas Gerais e procurem contratar guias de turismo credenciados, para que a história não seja distorcida, e sim, passada de forma qualificada, valorizando os anfitriões da nossa cidade”, destaca o guia Mantega.

    Vale ressaltar que os atrativos estão fechados sem previsão de reabertura, já os bares e restaurantes estão funcionando apenas no sistema de entregas e delivery.

    Foto: Mirante Morro São Sebastião. Patrícia Souza. Fonte: PMOP