Diabéticos devem redobrar a atenção com os olhos O descontrole nos índices de glicemia pode afetar os vasos sanguíneos do corpo e dos olhos

    Pacientes portadores de diabetes apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que pessoas que não tem a doença. Por isso, de acordo com a médica oftalmologista Dra. Marcia Godoy, da Auge Oftalmologia, os cuidados devem ser redobrados, pois as taxas de açúcar no sangue em níveis elevados podem provocar lesões nos vasos dos olhos. ”Pode ocasionar a retinopatia diabética, o edema macular diabético, a catarata e o glaucoma, com potencial de causar grave perda da visão e até mesmo a cegueira total”, detalha. Especificamente sobre a retinopatia diabética, deve-se destacar que é a causa mais comum da perda da visão em pessoas com diabetes, e até mesmo em adultos em idade ativa para trabalhar. Para se ter uma idéia, dados da Organização Mundial de Saúde confirmam que a retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas que tem diabetes. A detecção precoce da retinopatia, o direcionamento ao tratamento mais adequado e os cuidados de acompanhamento apropriado da doença diabética dos olhos podem evitar a perda da visão em um número considerável dos casos. Para tanto é de grande importância a ida pelo menos uma vez por ano ao oftalmologista para a realização de um exame abrangente de fundo de olho. Os pacientes portadores de diabetes devem manter os valores do exame de hemoglobina glicada abaixo de 7,0% e o uso regular de medicamentos prescritos. Além disso, a alimentação balanceada e a prática de atividades físicas são fundamentais para equilibrar os índices glicêmicos.

    Corpo Clínico

    DRA. MÁRCIA MOREIRA GODOY

    Oftalmologista, responsável pelo departamento de Retina e Vítreo da Auge Oftalmologia. Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis – RJ.
    Residência Médica em Oftalmologia Geral pelo MEC.
    Observer Doctor pelo “Julies Stein Eye Institute – UCLA (Universidade da Califórnia) Fellow Ship em Retina e Vítreo no Hospital São Geraldo da UFMG.
    Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.