Base de Segurança Comunitária (BSC) do 52º Batalhão da Polícia Militar é premiada durante lançamento da Operação “Segurança Cidadã” em BH BSC da 239ª Cia PM/52º BPM foi instalada em maio de 2019 em Mariana

    Foi lançada na manhã desta sexta-feira, 11 de setembro/2020, a Operação “Segurança Cidadã”, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG). A Operação refere-se à comemoração dos três anos de implantação das primeiras Bases de Segurança Comunitária (BSC) pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A solenidade de Lançamento da Operação contou com a presença do Excelentíssimo Comandante-Geral da PMMG, Coronel Rodrigo, do Senhor Chefe do Estado-Maior da PMMG, Coronel Eduardo, do Senhor Comandante da Região da Polícia Militar (3ª RPM), Coronel Balsa, e do Comandante do 52º Batalhão da Polícia Militar (52º BPM), Tenente-Coronel Ademir, entre outros oficiais superiores.

    Na região do 52º Batalhão, o “Sentinela da Região dos Inconfidentes”, foi inaugurada uma Base de Segurança Comunitária no dia 31 de maio de 2019, em Mariana (MG). Na ocasião, ela foi instalada na Praça Gomes Freire e, com o início das obras de reforma da Praça, a BSC foi deslocada para a frente do Terminal Turístico da cidade, na Praça Trancredo Neves, onde fica atualmente, em ponto estratégico de grande circulação de veículos e pessoas. A BSC de Mariana é gerida pela 239ª Cia PM do 52º BPM e é composta por uma van e duas motos policiais. A van possui câmeras de videomonitoramento, rádios digitais e outros importantes equipamentos de segurança.

    Também estiveram presentes ao evento, policiais militares que trabalham na Base de Segurança Comunitária de Mariana: Cabo PM Ênio, Cabo PM Luís, Soldado Apolônio e Soldado Marcos Castro. A BSC da 239ª Cia PM do 52º BPM recebeu certificado por ter se destacado no Relatório de Indicadores de Registro das Bases Comunitárias no mês de julho deste ano – levando-se em conta número de registros, taxa de reação aos crimes e contravenções, indicador qualificado de furto, indicador de reunião comunitária, indicador de visitas comunitárias e indicador de ação cívico-social. Para o Cabo PM Ênio o reconhecimento recebido “foi honroso, pois valoriza a dedicação que é destinada ao cidadão, com ações preventivas, bem como no desencadeamento do policiamento ostensivo e servindo como referência para a sociedade”.

    Dentre as principais ações desenvolvidas pelas BSC estão: promoção de maior eficiência e vigor operacional da Corporação, proporcionar maior visibilidade e acessibilidade, servindo como uma referência à comunidade e adoção de estratégias preventivas de policiamento de proximidade que promovam maior interação com a comunidade.

    A Operação Segurança Cidadã será efetuada nos municípios que possuem a BSC até o dia 17 deste mês.

    Participe da segurança pública de sua comunidade, ligando para o Disque Denúncia: 181. O sigilo é absoluto.

    Acesse o site do 52º Batalhão de Polícia Militar:

    https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/52bpm/principal.action

    Assessoria de Comunicação Organizacional do 52º BPM