Radio Portal Inconfidentes

Nova manifestação contra obras no Jardim em Mariana

Um grupo de marianenses convocou pelas redes sociais uma manifestação para dia 16 de outubro de 2020, às 14:30, sexta-feira, para demonstrar seu descontentamento com a descaracterização da Praça Gomes Freire, o jardim, no centro de Mariana.

Alegam que ao incluir novos materiais como granito polido, pedras serradas, cimento em pedra pé de moleque para construção de faixa de pedestres e alteração do desenho da referida praça estão desconstruindo sua historicidade que dialoga com seu redor.

Ou seja, alegam que o jardim está sendo reconstruído de forma futurista, repaginado, o que não mantém suas características originais.

Cartaz convocatório para protesto nas redes sociais :

o COMPAT Conselho de Patrimônio de Mariana, está com enquete na sua página ” clique e escolha a nova cor do coreto da praça Gomes Freire”.

Fonte : https://www.compat.info/

A reforma do Jardim é prevista em cerca de 4 milhões de reais e é uma das obras que tem recebido mais críticas !

Muitos criticam o grande valor para uma única praça sendo que Mariana carece de outros investimentos em prol da qualidade de vida de seu povo.

IPHAN: IPHAN de Mariana que autorizou a execução da reforma, considerada por muitos participantes do protesto um crime contra o patrimônio histórico.

O IPHAN já realizou uma reunião com marianenses há duas semanas e realizará outra no dia 16 de outubro. Depois de assinar a autorização para a realização das obras o caso deve ser judicializado para apurar responsabilidades .

O pedido para embargo e reavaliação das obras já foi feito ao IPHAN, que até agora não se manifestou formalmente.

Em resposta a rede Globo na ocasião do primeiro protesto contra a obra de reforma o IPHAN disse que o projeto não estava como esperado, e mesmo assim permite que as obras continuem em andamento.

Muitas críticas ao IPHAN pela aprovação da polêmica obra.

MINISTÉRIO PÚBLICO: O ministério público foi acionado e segundo informações já está levantando informações. Ouvimos dizer até em pedido a Juíza para paralização das obras e revisão do projeto porém as obras continuam.

A descaracterização do Jardim com a polêmica obra pode causar prejuízo para o turismo de Mariana, pois a praça é um dos cartões postais da cidade de Mariana e vai pode perder sua identidade de acordo com as modificações.

Populares usaram a palavra na primeira manifestação ocorrida dia 03 de outubro de 2020, dizendo que praça ficaria com cara de “praça de shopping center” : “Queremos seixo rolado, tirem a pedra cortada, devolvam nosso jardim”.

O movimento contra reforma da praça Gomes Freire foi inicialmente convocado por vídeo com o prof. Eduardo Campos, para realização de protesto contra inserção do que ele chamou de “elementos arquitetônicos intrusos no contexto barroco”.

SENTIMENTOS: Marianenses manifestaram sua tristeza em ver as obras descaracterizando o Jardim pelas redes sociais. “È como se uma segunda onda da lama tivesse passado por aqui”, disse Prof. Eduardo Campos.

Rua Olimpio Diniz N° 269 Passágem de Mariana

Mariana-MG-Cep: 35421-000 - Tel: (31) 3558-4660/ 98844-8976

E-mail: oespeto@gmail.com

© Jronal O Espeto.com.br - 2019

Card image Card image Card image
...