Radio Portal Inconfidentes

Mariana reconhecida como fracasso

Prof. Célio Mol

Por Prof. Célio Mól

“Não queremos que Brumadinho vire uma segunda Mariana” e “Não teremos uma segunda Mariana”, diz governo de Minas.

 Essas são manchetes das primeiras páginas dos noticiários nacional e internacional   do dia 17 de novembro de 2020  após  mais uma audiência entre a Vale e atingidos de Brumadinho envolvendo as esferas Federal,  Estadual e Municipal.

Ainda não chegaram ao acordo segundo reportagens,  quantia de 7 bilhões de diferença entre partes atrasa uma solução e por isso mais pessoas continuarão nesse sofrimento de perda e desolação. Novas audiências devem acontecer e teremos mais notícias em breve, com certeza. 

Mas o que me fez atentar sobre tal tema não é sobre a situação dos atingidos de barragens  e nem responsabilidade de mineradoras  mas sim da forma pejorativa  que falam  sobre Mariana.

  O que aconteceu e está acontecendo com a nossa cidade para receber este estigma ruim de que por aqui nada foi resolvido e as coisas estão de mal a pior?

Será que não percebem que quando dizem que não querem que Brumadinho se transforme numa segunda Mariana estão expondo ao mundo  uma visão deturpada sobre a imagem e a fama de nossa linda e charmosa primaz das gerais?

Mariana possui um acervo histórico, artístico e arquitetônico com cenário para filmes e novelas com seu charme e aconchego de cidade histórica.

 Ainda temos belezas naturais em pontos de ecoturismo com diversos picos e montanhas cortadas por rios e cachoeiras usadas para diversas modalidades de esportes  de natureza com o mountain bike, treking, voo livre, corridas de aventura e muitos outros que se privilegiam do clima das montanhas com trilhas e estradas de terra que levam a paisagens exuberantes  atraindo cada vez mais visitantes.

 Cidade com um povo acolhedor, uma culinária tradicional mineira e ruas centenárias com monumentos históricos que só tem aqui como a praça Minas Gerais ou o órgão da sé não pode ser exposta como uma referência no que não deu certo por razões de má gestão entre os atuais administradores do município com a Fundação Renova. 

Não merecemos mais esse descaso , precisamos que todos saibam que nossa cidade está viva aguardando novos visitantes e que os moradores e comerciantes  estão lutando para que o turista  saia bem atendido e volte sempre,  afinal somos uma cidade turística antes de sermos uma cidade minerária.

Viva a nossa Mariana.

Célio Mól

Rua Olimpio Diniz N° 269 Passágem de Mariana

Mariana-MG-Cep: 35421-000 - Tel: (31) 3558-4660/ 98844-8976

E-mail: oespeto@gmail.com

© Jronal O Espeto.com.br - 2019

Card image Card image Card image
...