Municipalização da escola Estadual Doutor Gomes Freire, em Mariana é descartada

    Representantes de pais de alunos, professores e diretores da Escola Estadual Doutor Gomes Freire, em Mariana (Região Central), foram informados nesta quarta-feira (16/12/20) de que a unidade não sofrerá alterações em seu atendimento para 2021, ficando mantida a oferta de vagas para todas as séries dos anos iniciais do ensino fundamental.

    A garantia chegou à Comissão de EducaçãoCiência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por meio de ofício da Secretaria de Estado de Educação (SEE), divulgado à comunidade escolar pela deputada Beatriz Cerqueira (PT) durante audiência pública para debater a possível municipalização da escola, sem que tenha havido diálogo com a comunidade.

    “Conseguimos cumprir o objetivo de defesa dos interesses da comunidade escolar, e isso não é só por causa do trabalho da comissão, mas da importância da escola”, avaliou a parlamentar, que preside a comissão e foi quem pediu a audiência. “É emocionante ver como profissionais defendem a escola. Não se pode fazer política de educação sem a escuta da comunidade”, frisou ainda.

    Apesar do ofício do governo, Beatriz Cerqueira e vários dos convidados para a reunião defenderam que a vigilância continue. “Estamos falando de um serviço público. As famílias têm o direito de escolher onde seus filhos vão estudar e queremos que as séries iniciais continuem de forma permanente”, cobrou Luciana de Oliveira, professora e mãe de aluno da escola.

    Leia a matéria na íntegra.

    Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia debate o processo de municipalização da Escola Estadual Doutor Gomes Freire, em Mariana, por parte da Secretária de Estado de Educação – Foto: Sarah Torres/ALMG